Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Funcionamento do CDI da ybr factor 125

2 participantes

Ir para baixo

Funcionamento do CDI da ybr factor 125 Empty Funcionamento do CDI da ybr factor 125

Mensagem por Admin Sáb Jul 20, 2019 4:39 pm

Li um post com a seguinte colocação:

" o cdi é o responsável para enviar o pulso elétrico para a bobina de ignição para ter a queima. A queima do combustível tem um momento correto para gerar a maior potencia possível.
A factor usa um cdi microprocessado que usa a referencia da abertura do acelerador e a rotação para definir a melhor queima possível. quando um dos sensores falha, ele usa a estrategia de mapa fixo, assim o motor continua funcionando, mas com menor desempenho."

O CDI da ybr factor 125 é diferenciado (microprocessado), lendo a posiçao da borboleta do acelerador para definir a melhor momento para liberar o pulso eletrico para a queima.


Entao tá explicado porque o consumo da moto cai de 40 pra menos de 30 quando '' tacam'' um carburador de CG na moto, não tem mais leitura do sensor de posição de borboleta.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 154
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Funcionamento do CDI da ybr factor 125 Empty Re: Funcionamento do CDI da ybr factor 125

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Seg Jul 22, 2019 11:53 am

Exatamente MCL, em outras palavras aquela peça preta que é fixada ao carburador da YBR 125 Factor por meio de um parafuso é o TPS.
Esse sensor TPS (sensor de posição do acelerador) tem um plug que o conecta ao CDI para informar a posição atual da borboleta do carburador que controla a entrada de ar.

Com isso o CDI ajusta em tempo real instantaneamente o ponto de ignição adiantando ou atrasando a emissão da centelha da vela em função da referência do TPS. Esse ajuste melhora o desempenho, eficiência e o consumo de combustível do motor.

Lembremo-nos que o carburador BS25 é do tipo CV ou seja à vácuo o qual é mais eficiente que os carburadores de pistonete acionados diretamente pelo cabo do acelerador.
Esta é uma das razões pelas quais as Factors G1 e G2 alcançam os baixos níveis de consumo comparáveis a motores alimentados por injeção eletrônica.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 498
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 823

Ir para o topo Ir para baixo

Funcionamento do CDI da ybr factor 125 Empty Re: Funcionamento do CDI da ybr factor 125

Mensagem por Admin Ter Jul 23, 2019 5:43 pm

fui abastecer hoje e tirei a media de consumo andando num trecho com 80% de retas.

51 km por litro, isso mesmo, 51.

eu nem acreditei, ando de maneira economica. ta bom demais
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 154
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Funcionamento do CDI da ybr factor 125 Empty Re: Funcionamento do CDI da ybr factor 125

Mensagem por Admin Ter Jul 23, 2019 6:05 pm

lembrando que os rolamentos do virabrequim, comando de valvulas e da roda traseira sao novos
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 154
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Funcionamento do CDI da ybr factor 125 Empty Re: Funcionamento do CDI da ybr factor 125

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Ter Jul 23, 2019 6:40 pm

Rapaz, 47,5 km/l eu cheguei a conseguir, 51 eu acredito porque é tu que conseguiste.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 498
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 823

Ir para o topo Ir para baixo

Funcionamento do CDI da ybr factor 125 Empty Re: Funcionamento do CDI da ybr factor 125

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos