Limpeza do Filtro de Ar Lavável - Procedimento para YBR e Factor c/ Carburador
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Limpeza do Filtro de Ar Lavável - Procedimento para YBR e Factor c/ Carburador
A função do conjunto do filtro de ar é impedir que partículas de poeira e sujeiras entrem no motor. Se isso ocorresse a vida útil do motor seria reduzida, nunca trafegue com a moto sem o filtro de ar. Por outro lado, a falta de limpeza e oleamento do elemento do filtro. Implica na perda de rendimento do motor em altas rotações e aumento do consumo de combustível.
A ausência do elemento do filtro instalado. Resultará na redução da vida útil da parte de força do motor e ou o funcionamento irregular dele. Inclusive haveria acúmulo de material particulado na cabeça do pistão, válvulas e no assentamento delas aumentando a formação de carbonização. O conjunto do filtro de ar da YBR Factor tem duas espumas laváveis com querosene (item #9 do desenho), que constituem o elemento do filtro de ar. Que se manuseadas adequadamente conservar-se-ão por muitas limpezas/manutenções.
Veja o desenho acima que mostra uma vista em perspectiva explodida do conjunto. A única ferramenta necessária será uma chave Philips de 1/4" que faz parte do kit de ferramentas original da moto.
Recomendo proceder com a limpeza destas espumas a cada 9.000 km. Ou em períodos menores caso se trafegue em locais empoeirados e estradas de terra. Este procedimento que está detalhadamente descrito. Visa orientar como executar a manutenção do conjunto do filtro de ar que compreende: as duas espumas do filtro, chassi (armação metálica estrutural), caixa de ar, tampa da caixa e o dreno da caixa de ar.
Procedimento
Após soltar a presilha (item #19 do desenho) retire o conjunto inteiro do filtro da caixa de ar. Com toda delicadeza, retire uma espuma do elemento de cada vez do chassi/suporte metálico dos elementos. A razão desse cuidado é para que as espumas não deformem ou abram na junção da cola. Mas se as espumas abrirem na cola, siga este outro tutorial:
Como colar as espumas do elemento do filtro de ar.
Em um recipiente limpo e pouco maior que as espumas, coloque um elemento de filtro de cada vez, comece pela espuma interna. Sobre a espuma entorne pelo menos um copo cheio de querosene (aproximadamente 220 ml). Movimente e role a espuma dentro do recipiente durante um minuto enquanto o aperta, para que o querosene solte as sujidades da espuma do filtro e dissolva o óleo que estiver impregnado.
Em seguida aperte a espuma com as palmas das mãos sobre o recipiente sem torcê-la, para que todo o querosene possível escorra levando a maior parte da sujeira do filtro. Não torça as espumas do filtro em hipótese nenhuma. Evite agora e nas fases seguintes apertá-las no sentido oposto a junção da cola, aperte somente ao longo do comprimento delas.
Não use gasolina para limpeza de espumas, a gasolina é um solvente muito forte, iria ressecá-las e torná-las quebradiças.
Agora, coloque a espuma sobre uma superfície limpa ou dentro de um saco plástico para protegê-la da poeira.
Repita todo o procedimento para a espuma externa do elemento. Depois, dispense o querosene sujo dessa primeira lavagem e lave o recipiente com um pouco de querosene limpo para eliminar a sujeira que tenha ficado no recipiente. Isto feito, repita o procedimento de lavagem das duas espumas do elemento, com o querosene limpo e retire o excesso de querosene novamente. Por último lave o chassi (armação) dos filtros, essa lavagem do chassi pode ser feita apenas com água e detergente ou sabão de coco e posterior enxágue.
Então, deixe as espumas e o chassi secarem por no mínimo 1h em local isento de poeira e evitando expô-los ao sol muito forte. Se for preciso, use uma toalha de papel absorvente para auxiliar na secagem. Para aplicar o óleo é importante que as espumas não tenham mais querosene nelas. Do contrário o querosene irá dissolver o óleo que será aplicado ou deixá-lo muito fino a ponto de escorrer para o fundo da caixa de ar com o uso, depois de montado.
Para olear as espumas do filtro use somente óleo novo do tipo mineral, não use óleo sintético ou semissintético. Dê preferência aos óleos próprios para filtros, óleo SAE 90 ou 20W-50. Somente na falta destes use óleo 10W-40, óleo 2T ou 10W-30. Porque estes três últimos não possuem a viscosidade adequada para se fixarem nas espumas sem escorrer e reter eficientemente impurezas que passarem pelos elementos do filtro. Repito para filtros de espuma evite óleos sintéticos e semissintéticos. Para usar óleo de motor usado eu tenho ressalvas, mas é melhor do que não usar nada. Exceto que ele contém subprodutos de queima, material particulado e estará com a viscosidade alternada. Portanto muito fino, óleo usado tenderá a escorrer e sair do filtro dentro da caixa de ar com facilidade. Para a espuma interna, não é preciso mais do que quatro ou cinco colheres de sopa de óleo. Para a espuma externa use de três a quatro colheres de sopa. O filtro não deverá ficar encharcado, somente digamos umectado com o óleo.
A forma mais prática que eu encontrei de fazê-lo foi. Com as mãos bem limpas, lambuzá-las com as medidas de óleo acima, use uma colher de óleo de cada vez. Depois, limpar bem as mãos e os dedos por dentro, por fora e dos lados de cada elemento, espalhando o óleo. Procurando distribuir o óleo em toda a espuma de cada elemento. Nessa fase do processo aperte cada espuma por vez, com cuidado e várias vezes, mas sem o objetivo de espremer para tirar o excesso de óleo. O objetivo de fazê-lo é para que o óleo aplicado se distribua uniformemente por "todo" o elemento de cada espuma.
Por fim, "cuidadosamente" espremer sem muita força um elemento de cada vez, sem torcer ou dobrar para não abrir na junção da cola. Para tirar algum excesso de óleo que eventualmente exista. As espumas não deverão ficar encharcadas nem pingando óleo, somente uniformemente umectadas.
Em seguida, coloque as espumas soltas dentro de um saco plástico limpo. Feche-o e deixe-as lá ao menos por uma hora para o óleo melhor se distribuir nas espumas. Antes de montá-las no chassi para recolocá-lo na caixa de ar.
Aproveite que a caixa de ar está aberta e faça uma boa limpeza dentro dela e na tampa com um tecido limpo ou toalhas de papel. Caso estejam muito sujas, pode-se lavar com água e detergente e posterior enxágue e secagem. Remova a tampa do dreno da caixa se precisar e lave e seque aquele cilindrozinho de espuma. Antes de recolocar o conjunto do filtro de volta.
Por fim, monte as espumas no chassi do filtro, assentando-as perfeitamente para que não existam frestas por onde o ar possa passar livremente sem filtrar. Reposicione o conjunto do filtro no local onde estava. Fixe o conjunto na caixa de ar recolocando a presilha #19 no lugar dela. E feche a caixa de ar com a tampa dela com os parafusos, não esquecer de montar a tampa com a vedação de borracha dele. Anote a data e a quilometragem no plano de lubrificação e manutenção.
Após alguns dias de uso, verifique a tampa transparente (tubo de dreno e presilha Fauser #15 e 16) ao fundo da caixa de ar e drene um eventual excesso de óleo que tenha acumulado. Se houver muito óleo na tampa transparente. Foi porque você não havia tirado todo o querosene na secagem, encharcou demais as espumas ou ainda o óleo aplicado estaria mais fino (pouco viscoso) do que seria o ideal para usar nas espumas de poliuretano do elemento.
Veja os avisos retirados dos manuais de proprietário e de serviços de uma YBR 125 factor.
No Youtube há um vídeo legal e bem didático que mostra um método de fazê-lo em uma YBR Factor. A maneira que eu descrevi acima igualmente é prática e eficaz.
Recomendo baixar o plano de lubrificação e manutenção básica para a YBR 125 Factor, disponível nesse post:
Referências/ Códigos de Peças Originais Yamaha
Elemento do filtro de ar - Código/Ref: 18D–E447F–00 (duas espumas do elemento)
Conjunto do filtro de ar completo - Código/Ref: 18D–E4450–00 (duas espumas + espuma quadrada do chassi + chassi)
Referências: Códigos de Peças Mercado de Reposição/Paralelas/Não Originais
Elementos do filtro de ar para YBR 125 Factor do mercado de reposição de marcas conhecidas
Metal Leve Mahle - Código/ Ref.: LX 3110 (duas espumas do elemento)
AAS - Código/Ref.: N/D (duas espumas do elemento)
AAS - Código/Ref.: N/D (duas espumas do elemento + espuma quadrada do chassi
Conjuntos do filtro de ar completo para YBR 125 Factor de marcas conhecidas
Vedamotors - Código/Ref.: S4V0485200034
Filtran - Código/Ref.: 2051436
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Como limpar filtro de ar de moto; como lavar o filtro de ar de motocicletas; impregnar de óleo o filtro.
Última edição por Ctrl-Alt-Del em Qui Dez 26, 2019 7:26 am, editado 4 vez(es)
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Re: Limpeza do Filtro de Ar Lavável - Procedimento para YBR e Factor c/ Carburador
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Re: Limpeza do Filtro de Ar Lavável - Procedimento para YBR e Factor c/ Carburador
Seguindo este tutorial não tem terror
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