A importância de pré-aquecer um motor frio antes de sair

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Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Qua Fev 20, 2019 1:56 am

Porque pré-aquecer o motor antes de colocar o veículo em movimento


Por volta de 7 h da manhã a temperatura ambiente normalmente está próxima à temperatura mínima do dia. Se um motor de motocicleta esteve parado por mais de 8 horas ele estará completamente frio.

O momento mais crítico para o desgaste de um motor frio, é justamente a primeira partida do dia e os primeiros minutos de funcionamento. Pelas seguintes razões:

- após várias horas parado todo óleo do motor desceu até o cárter, deixando principalmente as peças do comando de válvulas sem óleo para lubrificação;

- o óleo está frio e portanto, mais viscoso (grosso) que o ideal para que o motor seja adequadamente lubrificado quando em plena operação; até que o óleo pelo menos comece a aquecer, ficando mais fino criando uma película lubrificante ideal entre as peças para que reduza o desgaste;

- tenha em mente que motores de motocicleta giram em média ao dobro das rotações dos motores de automóveis. Disso decorre maior desgaste dos componentes envolvidos com a combustão e transformação da energia da combustão em movimento;

- a temperatura da câmara de combustão (no cabeçote) está muito abaixo da ideal para que a combustão (combustível + ar) seja completa.

Com a incorporação da alimentação por IE (injeção eletrônica) aos motores atuais. Hoje faz pouco sentido deixar um motor aquecendo em marcha lenta por vários minutos antes de sair. Como era a prática para motores de alta cilindrada e tamanho alimentados por carburador.

Entretanto, um pré-aquecimento do motor se faz necessário. Caso queiras garantir no longo prazo que um motor como um todo tenha maior durabilidade, assim estendendo a vida útil em milhares e até dezenas de milhares de quilômetros.


O que fazer para ganhar dezenas de milhares de quilômetros à vida de um motor

1- A regra dos 30 segundos
Os primeiros trinta segundos para um motor frio é o período mais crítico. É neste momento que ocorre grande parte do desgaste por atrito de várias peças móveis do motor.
Porque como todo o óleo de motor desceu até o cárter. Então até que a bomba de óleo faça o óleo alcançar a parte superior do motor onde se encontram várias peças do comando de válvulas. Estas peças trabalharão sem lubrificação adequada.

Esta é a regra básica:
Espere 30 segundos antes de por o veículo em marcha.

Neste período com a motocicleta parada evite girar mais que ¼ do curso do acelerador, espere a bomba de óleo fazer o óleo frio chegar à parte superior do motor. Ademais, 30 segundos não é uma eternidade, e faz muito bem ao motor.

2 - A regra das estações do ano ou da temperatura ambiente
Contudo, após esses primeiros 30 segundos o motor ainda está longe da temperatura ideal de operação. independente do combustível ser gasolina ou etanol. Pois um motor é construído com várias peças metálicas de ligas metálicas diferentes tais como de alumínio, aço e pode haver peças de bronze e de ferro fundido dependendo do motor. Neste ponto o que pega, é que materiais diferentes (essas ligas) quando aquecem se dilatam (crescem) em velocidades e proporções diferentes, aumentando de tamanho ainda que somente alguns milésimos de milímetro.

Mas a velocidade, ou seja, o tempo que cada peça leva para dilatar é diferente conforme for o material que a peça foi manufaturada e a localização da peça dentro do motor em relação à temperatura de trabalho dela. Algumas peças dilatam (crescem, expandem) mais rapidamente que outras.
Então se você sair acelerando a toda logo depois desses primeiros 30 segundos. Por exemplo, o pistão dentro do cilindro que é fabricado em uma liga de alumínio dilatará mais rapidamente que o cilindro e os anéis de aço do pistão. O corpo do(s) cilindro(s) geralmente por dentro tem uma camisa feita em aço que demora mais para dilatar. Com isso a folga entre essas peças estará muito pequena. Isto causa maior atrito mesmo na presença do lubrificante e, portanto,  acorrerá maior desgaste.

Por outro lado faz pouco sentido deixar um motor funcionando parado vários minutos por várias razões, como se fazia no passado. O melhor é fazer um "pré-aquecimento", durante um tempo curto, para permitir que as peças comecem a reequilibrar esta diferença de dilatação dos materiais compensando as folgas entre peças. Ao mesmo tempo para que a câmara de combustão alcance uma temperatura mínima para haver melhor combustão da mistura ar/combustível. Dessas constatações decorre a regra das estações ou da temperatura ambiente. Siga o roteiro.

Acima de 21° C
Após a partida do motor, antes de sair aguarde mais ½ minuto parado. Portanto, no total ao menos 60 segundos antes de pôr a motocicleta em marcha. Este é o tempo suficiente para que você calmamente ajeite a roupa, feche a jaqueta, coloque o capacete e confira pneus, freios, luzes e se ajeite sobre a moto.
Viu? É tranquilo. Após a saída nos primeiros dois quilômetros vá de boa, com calma, evite altas rotações e aquelas esticadas de marchas. Está atrasado? Amanhã acorde cinco minutos mais cedo para não ficar pilotando na correria à toa.

Abaixo de 21° C
Quanto menor for a temperatura, maior é o tempo de pré-aquecimento necessário. Mas nada radical é uma questão de noção de bom senso e sensibilidade. Como referência deixo uma regra geral:

Entre 20 e 15° C: 1 minuto e meio (90s), neste tempo estão inclusos os primeiros 30 segundos tá.

Abaixo de 15° C: de 90 segundos até dois minutos. Faz pouco sentido deixar uma moto em marcha lenta por muito mais de dois minutos para pré-aquecer antes de sair. Abaixo desta temperatura ambiente nos primeiros quilômetros vá mais na boa para o motor ir aquecendo.

Para motores maiores, multi-cilindricos e de refrigeração líquida. Seria prudente esperar ao menos cinco minutos antes de impor altas rotações ao motor, sempre que possível. Evite esticar marchas até próximo das rotações de início da linha vermelha. Bem como exigir toda a potência do motor.

Mas mano em 2 km eu chegarei ao meu destino, para que vou perder todo este tempo?

Se frequentemente você faz percursos tão curtos que o motor mal aquece. Isso trás consequências ao motor. Principalmente em dias frios, há uma forte tendência para acumular umidade dentro do motor devido ao fenômeno da condensação. Essa água acelera a degradação do óleo e a corrosão de peças internas do motor. Se o motor não aquecer ou ficar quente por um tempo suficiente para a água evaporar completamente.
Nesta condição, ou seja tempo frio, umidade e trajetos curtos. É prudente trocar o óleo bem antes da quilometragem ou tempo. Algo em torno de metade da quilometragem recomendada “no manual do proprietário do veículo” ou três meses o que ocorrer primeiro.

Neste caso procure fazer um percurso de pelo menos 15 km sem parar uma vez por semana para ajudar a evaporar a umidade que pode acumular dentro do motor.

Não adianta camarada, veículo foi feito para andar, não andar com ele gera uma série de problemas, a gasolina fica velha, a bateria perde carga e pode estragar e por ai vai.
O ideal é rodar sem parar pelo menos 30 minutos ininterruptos por semana para carregar bem a bateria e manter o motor sem condensação de umidade dentro dele.

Então é isso, o texto é até extenso para um assunto simples. Porém são questões importantes para termos em mente. São cuidados simples que evitam problemas no médio e longo prazo e que fazem um motor durar muito mais.
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Como aquecer um motor, aquecimento de motor, motor frio, aumentar a duabilidade do motor, conservar motores, cuidados após ligar um motor.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Seg Jul 01, 2019 10:59 pm, editado 8 vez(es)

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Mensagem por Admin em Qua Fev 20, 2019 9:14 pm

muito bom Ctrl-Alt-Del,

vejo alguns ligando a moto fria e acelerando direto. Quem cuida corretamente da motoca vai rodar muitos kms tranquilamente.
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