Cinco motivos para ler o manual do proprietário regularmente

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cinco motivos para ler o manual do proprietário regularmente

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Ter Dez 19, 2017 11:27 pm

Cinco motivos para você ler o manual do proprietário antes de perguntar algo a alguém

Uma vez fiz um levantamento estatístico no fórum Yamaheiros das perguntas mais frequentes e repetitivas dos participantes.

Descobri que mais de 36% das perguntas e dúvidas mais postadas no fórum poderiam ter sido dirimidas ou o problema que surgiu poderia ter sido evitado. Se o participante tivesse realmente lido o manual do proprietário do respectivo modelo da motocicleta e seguisse as orientações daquele.

Se você for motociclista iniciante leia o manual da motocicleta inteiro pelo menos quatro vezes. Não é preciso fazê-lo de uma vez, é muito simples comece pela primeira página para ir tirando suas dúvidas. Os manuais são didáticos, foram feitos por engenheiros especialmente para você.
Cerca de 98% das dúvidas de iniciantes são esclarecidas pela leitura e compreensão do manual do proprietário. Sempre que tiveres uma dúvida, antes de perguntar a qualquer mecânico ou fazer perguntas básicas em fóruns sobre alguma dúvida, pesquise antes no manual.

Se não tens o manual do proprietário da motocicleta ou veículo que possuas. Não tem terror cara pálida, acesse a página da Yamaha-motor.com.br, entre na área do universo Yamaha, selecione o ano-modelo do veículo e baixe o manual do proprietário.

Os manuais do proprietário atualmente contém mais de cem páginas e, dependendo do modelo pode exceder duzentas. A invasão da eletrônica tornou os veículos mais econômicos, seguros, práticos e confiáveis. Mas criou novas funções, comandos e controles que não existiram no passado. Por outro lado atualmente os manuais são de longe mais claros e detalhados para auxiliar e orientar na resolução da imensa maioria das dúvidas básicas.

Leia para tirar as tuas dúvidas, seja um feliz proprietário e não o próprio-otário. Adquira o hábito de usar o índice remissivo do manual de palavras chave para buscar respostas para tuas dúvidas.

Porque um cidadão abrir um novo tópico para perguntar sobre dúvidas básicas de assuntos que facilmente são encontradas no manual é pedir para passar vergonha. Mesmo os mais experientes motociclistas leem manuais do proprietário porque ninguém nasceu sabendo.
Os engenheiros redigem manuais para serem lidos e não para você ficar perguntando sobre coisas básicas em fóruns. Uma leitura com atenção vai evitar, por exemplo, que você perca a garantia contratual ou provoque danos ao veículo.

Separei cinco motivos para você tirar alguns minutos para estudar melhor a sua motocicleta.

1- Uso correto de todas as funções e recursos da motocicleta
Todo veículo tem vários comandos e recursos os quais podem ser diferentes de um modelo para outro. Você precisará ler o manual do veículo para entender as funções de todos esses dispositivos. Desta maneira você poderá usar a motocicleta com tudo que ela possa oferecer.

2 - Avisos do painel
É necessário que você saiba o significado e motivos pelos quais as luzes do painel podem piscar mostrando uma sequência que indica um código de falha ou acender. No caso dos modelos Yamaha, por exemplo, uma luz amarela pode piscar mostrando um código, ou em outros modelos apresentar no painel números e códigos de falha do sistema de autodiagnóstico. A partir da “identificação correta” destes sinais, então você poderá pedir auxílio ou pesquisar você mesmo sobre o sinal de aviso mostrado.

3- Revisões por quilometragem percorrida ou período de tempo
Cada fabricante define um intervalo de quilometragem ou de tempo para um modelo ser submetido a uma revisão dos componentes e do veículo como um todo.

Todo manual trás nele um plano de manutenção, onde recomenda a revisão de itens e ou troca de peças, componentes, fluido e óleo de acordo com a quilometragem percorrida ou tempo decorrido.

Os intervalos entre revisões algo que variam conforme o modelo da moto e fabricante. Motos abaixo de 300cc salvo indicação diferente preconizada no manual. Costumam ter intervalos entre revisões de até 5.000 km. Porque motocicletas requerem revisões em intervalos mais curtos que dos automóveis.
Sistemas e componentes vitais tais como freios, rodas, pneus, iluminação,  sistema elétrico
(principalmente para modelos com injeção eletrônica) devem ser revisados em intervalos menores. O nível do óleo deve ser verificado regularmente.

Enquanto a motocicleta estiver em período de garantia. É recomendável que essas revisões sejam feitas na concessionária e devidamente carimbadas no manual. Para que caso ocorra algum problema a garantia possa ser acionada e a falha corrigida sem nenhum custo adicional ao proprietário.

4- Seguir as especificações do manual com relação a peças, componentes, fluidos, óleo e combustível
No manual do seu veículo existem recomendações de peças para reposição, do combustível adequado, para medidas e especificações para pneus, lubrificantes, fluidos, graxas e lâmpadas. Os quais são alguns exemplos de peças e componentes recomendados pela montadora do seu veículo. Essas recomendações não são um simples capricho. Os departamentos de engenharia de produto e desenvolvimentos dispendem frequentemente centenas de milhares de Reais para o desenvolvimento de modelos e modificações para novas versões.

5- Personalizações e mudanças no projeto original
Não vou dizer que não se deva fazer personalizações ou alterações em uma motocicleta. Depois de expirado o período de garantia. O que ocorre é que alterações radicais não foram previstas no projeto do veículo.
Via de regra isso resulta em alterações de estabilidade, dirigibilidade, redução da vida útil do motor ou de componentes elétricos, eletromecânicos e eletrônicos.

Ou seja, toda alteração deve ser  avaliada, em termos de vantagens e desvantagens. Quando modificações envolverem mudanças no sistema elétrico é prudente consultar o manual do proprietário e se necessário o esquema elétrico do modelo e um profissional especializado. Para evitar de se fazer modificações que sobre carreguem o sistema a ponto de produzir falhas em componentes que em casos extremos podem provocar inclusive uma pane ou incêndio.  

Portanto a melhor ajuda que você pode dar a si mesmo é consultar o manual do proprietário regularmente.
_______________
 Ctrl-Alt-Del


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Ter Jan 16, 2018 4:33 pm, editado 5 vez(es)
avatar
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 55
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cinco motivos para ler o manual do proprietário regularmente

Mensagem por urso3000 em Qua Dez 20, 2017 8:19 am

è uma grande verdade, mas o que realmente acontece nos atuais dias é a famosa "preguiça" de ler, qualquer texto com mais de 3 linhas dificilmente alguém vai ler, este mesmo o seu acima , pode ter certeza que 90% dos que entrarem aqui, vão ler o titulo + duas linhas e cair fora. É a nova síndrome que se espalhou pelo planeta " medo de aprender" . Valeu pela postagem e esperemos que surta efeito.

_________________
avatar
urso3000

Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/12/2017

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cinco motivos para ler o manual do proprietário regularmente

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Qua Dez 20, 2017 6:27 pm

Sim Urso uma parte dos brasileiros procuram uma solução pronta, sem que precise fazer força. É da natureza de muitos, esperam que as soluções caiam do céu.

_________________
   Ctrl-Alt-Del
avatar
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 55
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cinco motivos para ler o manual do proprietário regularmente

Mensagem por Mureta em Qui Dez 21, 2017 10:50 am

Boa iniciativa CAD!

Mas o "povo" só quer tudo mastigado!

E no entanto,vai obter mais conhecimento de sua magrela.
avatar
Mureta

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/12/2017
Localização : Recife-PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cinco motivos para ler o manual do proprietário regularmente

Mensagem por Mureta em Qui Dez 21, 2017 10:52 am

Isso mesmo Urso....é uma pena!
avatar
Mureta

Mensagens : 8
Data de inscrição : 17/12/2017
Localização : Recife-PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Cinco motivos para ler o manual do proprietário regularmente

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum