Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

+2
davidlirab
Admin
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sex Fev 23, 2018 9:54 pm

Tutorial – Como resolver o vazamento do carburador pelo respiro na YBR 125 Factor

Se você tem pouca ou nenhuma experiência com mecânica de motocicletas e automóveis. Recomendo fortemente ler todo este artigo. Caso você tenha certa experiência, pule o texto e vá direto para o procedimento. Mas não diga depois que eu não avisei.

Este tutorial foi feito com a participação do ADMIN que forneceu parte das fotos. Ambos trocamos nós mesmos sozinhos a válvula da boia e resolvemos esta questão.

O carburador Mikuni modelo BS25 da YBR 125 Factor não é o único que pode requerer a troca da válvula da boia. Que consiste de sede e agulha. Carburadores de outras marcas e modelos de motocicletas também podem apresentar problema similar. O procedimento de troca de agulha e sede da boia é conhecido de longa data por oficinas mecânicas de motocicletas e automóveis.

Não é necessário, por exemplo, trocar um carburador original de alta precisão e eficiência como é o Mikuni BS25. Por um carburador xing ling  do mercado paralelo da YBR 125, CG 125 ou CG 150 Sport que faria tua moto que fazia em média 40 km/l passar a fazer menos de 29 km/l. Ainda que o reparo do Mikuni custasse o preço de um carburador xing ling novo. Porque você perderia dinheiro no consumo de combustível que será significativamente maior.

Um carburador modelo original do mercado de reposição (paralelo) para a YBR 125 Factor custaria em média 280 pilas [fev/2018] se for sem entrada para a válvula cutoff. Que seria mais vantajoso que colocar um carburador de CG 150 Sport. Porque antes de 2.000 km rodados este último devido ao maior consumo de combustível passaria a lhe dar prejuízo. Anulando a economia inicial que terias feito. Ademais seria uma adaptação que exigiria a troca de cabo do acelerador, duto da junção da caixa de ar e possivelmente do coletor de admissão como despesas adicionais.

Já li neste fórum coisas como: o carburador da Factor não tem conserto, a sede é usinada no corpo do carburador, portanto não tem solução, é melhor colocar outro carburador e pérolas do gênero.
Agora eu lhes digo, qualquer outro carburador compatível diferente do Mikuni BS25 ou modelo original do mercado paralelo fará tua moto com motor original ter maior consumo de combustível sem necessariamente melhorar significativamente o desempenho do motor. Se você quiser melhorar o desempenho existem outros caminhos como, por exemplo, este aqui: aumentando o desempenho.

Antes de você trocar a sede e agulha da válvula da boia. Seria prudente verificar:
- se que o carburador não está sujo por ter ficado muito tempo parado com gasolina velha, neste caso precisaria primeiro de uma limpeza;
- se a boia está regulada dentro da faixa de altura especificada.

Caso estas verificações não surtam efeito. A solução seria trocar a válvula inteira (agulha e sede).

Preparação do local e limpeza
Se você nunca ouviu falar na metodologia 5S criada pelo fundador da Toyota, ela é o primeiro fundamento para implementação do controle da qualidade total. Os primeiros 3S dos 5S são:
- Seiri (senso de utilização): separar as coisas necessárias das desnecessárias;
- Seiton (senso de organização): ordenar e identificar as coisas, facilitando encontrá-las quando desejado;
- Seisou (senso de zelo): criar e manter um ambiente físico agradável;

Tudo começa pela limpeza e organização. Se eu adentrar em uma oficina repleta de coisas jogadas para todos os lados, cheia de ferramentas deixadas em todo o canto e encontrar sujeira que não está lá desde ontem. Eu nem entro mais no lugar, penso, aqui não é lugar de bons profissionais.

Local limpo, boa iluminação e espaço suficiente
Se você não tiver um local bem iluminado,  limpo e espaço suficiente  para trabalhar, nem comece. Lave a moto de preferência um dia antes, deixe a região e partes próximas na moto onde terá acesso para trabalhar o mais limpo possível, sem terra e sujeira de óleo e varra o chão no local onde irá trabalhar. Este artigo discorre sobre como lavar motocicletas: como lavar motocicletas

Separe várias folhas de jornal ou um bom pedaço de papelão limpo, desmontando uma ou várias caixas grandes para forrar o chão. Isso além de proteger aquele piso que sua esposa adora das peças que possam acidentalmente cair sobre ele. Evita, por exemplo, de cair óleo ou graxa sobre aquele piso de ardósia que tua mãe acabou de lavar e que por ser rugoso levará meses para se conseguir remover o óleo dele. Ou forre o espaço com uma lona plástica e um tapete velho sobre o piso, porque inclusive você precisará por vezes ajoelhar sobre ele.

Separe e organize ferramentas, materiais e peças novas
Antes de começar, posicione a motocicleta sobre o cavalete central de preferência, bem no meio das várias folhas de jornal, papelões ou aquele tapete velho.

Sobre uma mesa pequena forrada com várias folhas de jornal ou sobre o piso próximo ao local onde irá trabalhar. Disponha todas as ferramentas que você planejou usar, melhor ainda se tiveres uma bancada com morsa. Também o que for necessário para o serviço que fores fazer como graxa, óleo, lixa, calibres, recipientes e etc.
Enfim, é preciso planejar antes de começar. E lave as mãos, usar luvas firmes é uma boa idéia. Um banquinho ou cadeira sempre ajuda para você não precisar ficar o tempo todo abaixado e ter que ficar se equilibrando.

Certifique-se que terá todas as ferramentas necessárias para a execução do serviço a ser feito. Kits de ferramentas baratos do tipo soquete que são vendidos no ML  por R$ 40,00 [fev/2018] costumam estragar parafusos e porcas depois de um certo uso. Se for para comprar ferramentas de qualidade baixa prefira as que vieram no kit original da moto que são pouco melhores. Mais dicas sobre ferramentas estão neste post: guia de ferramentas.
Pedaços de tecido limpo que não soltem felpas ou toalhas de papel são sempre úteis.

Na vida sempre há a primeira vez, para começar é preciso ter vontade e interesse. Se você detesta mecânica nem perca o teu tempo, pare por aqui e leve a moto à uma oficina competente. A primeira vez que tive que fazer algo em uma moto eu tinha 16 anos sem a menor noção do que era mecânica de motos. Não existiam tutorias, manuais de serviços para baixar e o manual do proprietário tinha menos de 35 páginas, hoje possuem no mínimo 100.

Na primeira vez recomendo tirar fotos de tudo montado antes, e fotos de todos os passos e detalhes conforme você for desmontando. Porcas, parafusos e peças pequenas coloque todos no mesmo lugar. Uma boa solução seria dentro de um pote vazio e limpo de alguma coisa como uma embalagem de margarina.

Reserve tempo
Não adianta fazer tudo na correria que pode dar errado. Você precisará fazer tudo com calma, devagar, prestando atenção a cada detalhe e memorizando cada passo que der.
É importante se planejar para ter tempo suficiente para observar a condição de cada peça que for manuseada.
Por vezes durante uma revisão ou manutenção corretiva de uma peça ou componente. Podemos notar que outra peça está funcionando, mas já mostra sinais de final de vida útil precisando ser substituída ou de algum tipo de retrabalho.
Você poderá remontá-la como está sabendo que em breve terá que substituí-la ou resolver a questão. A vantagem é que você terá tempo para pesquisar e comprar a peça com calma. Da mesma maneira que você acompanha o desgaste de um pneu e se planeja para comprar um pneu novo antes que o atual chegue próximo do limite TWI. Agora vamos ao procedimento.


Procedimento

Ferramentas necessárias
Na ordem que serão usadas:
- chave Philips 1/4”;
- chave fixa (de boca) 10 mm, kits de ferramentas originais de motos costumam ter uma;
- chave Philips 3/16”;
- chave de fenda 5 mm;
- chave Allen 5 mm (opcional);
- alicate universal ou de bico, kits originais costumam ter um que dá para o gasto;
- uma morsa (opcional) ou uma base firme, ou ainda um pedaço de madeira apoiada no piso;
- chave combinada ou fixa (de boca) 8 mm, kits originais costumam ter uma fixa;
- um pequeno pedaço de borracha ou madeira (opcionais) para não machucar a sede nova quando do impacto do martelo;
- martelo de orelha, de pena ou de bola: para usar a face plana dele;
- absolutamente opcional: paquímetro ou gabarito para ajustar a altura da boia se for necessário;
- chave de fenda de preferência meio cega ou algo com a mesma forma para facilitar a recolocação do duto que conecta a caixa à entrada do carburador.


Peças
Agulha da boia com sede para carburador da YBR 125 Factor 2009/2015 – são três peças: a sede que é amarela metálica, a agulha com ponta de borracha e um minúsculo grampo metálico fique atento a ele para não perdê-lo. O conjunto todo custa de 7 a 15 pilas no mercado de reposição.
ATENÇÃO - você deverá comprar essas três peças conforme a foto a seguir. Isto é, você deverá comprar somente esse conjunto de três peças que são vendidas dentro de uma única embalagem. Esse não é o kit de reparo do carburador. O ML está repleto de vendedores comercializando o produto, se for o caso, faça uma pesquisa digitando:

- agulha da boia com sede para carburador da YBR 125 Factor 2009/2015

Em caso de dúvida, pergunte ao vendedor se na embalagem há o nome: Trilha, código 5LW-14150-00. Essa válvula foi a que usamos, essa não dá xabu.

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor N7010p


Extrator da sede da válvula da boia
Existe uma ferramenta universal própria para extrair a sede do carburador. Uma boa oficina teria esta ferramenta, do contrário os mexânicos dela costumam condenar o carburador para meter aquele carburador joinha da CG 150 que fará com que a tua motocicleta que fazia 40 km/l  de combustível passasse a fazer menos de 29. Ou fazer tu gastares mais de 300 pilas num carburador modelo original xing ling que está longe da qualidade e precisão de um carburador original.

Mas eu não tenho este extrator! Não tem terror cara pálida como faz pouco sentido gastar 20 pilas para comprar este extrator. Gastarás uns 50 centavos para montar um extrator comprando o seguinte:
.
- um parafuso flange de cabeça sextavada rosca nominal M5 x 30 a 50 mm de comprimento (o que usei mede 4,5 no Ø da rosca x 47 mm de comprimento);
- uma porca para o parafuso acima, que funcionará como contraporca;
- uma arruela reforçada de 1,5 mm de espessura ou duas finas.

Você precisará ter ou fazer:
- uma chave soquete de 10 mm ou um pedaço de tubo de aço ou ferro de Ø 12,5 mm interno x 11 mm de comprimento que funcionará como calço;
- algumas gotas de óleo para lubrificar o furo da sede do carburador e a sede nova.

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor 2d8s93s


Passo a passo do procedimento – tempo total previsto 40 minutos

1 –  Coloque a motocicleta se possível sobre o cavalete central em cima  de um papelão grande, jornais ou um tapete com um plástico sob ele.

2 – Feche a torneira de gasolina, acione o afogador e dê a partida; deixe o motor funcionando até acabar o combustível, então posicione a chave de ignição em off.

3 – Remova a tampa plástica lateral direita com a chave Philips 1/4 “ e a tampa esquerda para facilitar o acesso  ao carburador e TPS.

4 – Afrouxe  com a chave fixa 10 mm o(s) cabo(s) do acelerador o suficiente para que você possa soltar a(s) cabeça(s) do(s) cabo(s) da peça que aciona a borboleta de aceleração. Modelos 2014 em diante possuem dois cabos.

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor 2mepdu1


5 – Separe a mangueira do respiro que está no fundo da cuba do carburador, é só puxar.

6 – Afrouxe o parafuso da abraçadeira que prende o duto preto de borracha que conecta a caixa de ar ao carburador com a Philips 3/16”, o suficiente para que depois possa remover o carburador.

7 – Desconecte o plug fêmea TPS, não mexa no parafuso que fixa o TPS no carburador! Desplugar o conector não requer força somente jeito. Tenha calma e paciência, primeiro experimente puxar o plug para baixo com os dedos, se não sair. Peque uma chave de fenda pequena, introduza a fenda entre a entrada do plug fêmea e o corpo do plug macho do TPS e faça um movimento para fora e ao mesmo tempo para baixo. Normalmente o plug pulará para fora sozinho. Repito o segredo é ir com jeito, não é usar força.

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor 2nko29h


8 – Mangueira de combustível, ela tem uma presilha Fauser, com um alicate pressione para abri-la e devagar puxe para fora a mangueira com uma mão, ao mesmo tempo com o auxílio de uma chave de fenda empurre para cima a mangueira pela boca dela.

9 – O tubo de borracha de respiro que está localizado logo acima do TPS, basta puxá-lo.

10 – Remova a alavanca de acionamento do afogador retirando o parafuso com a Philips 1/4” que o fixa. Quando remontá-lo certifique-se que este parafuso fique bem apertado para não soltar com vibrações.

11 – Agora você terá duas opções a primeira é a que eu prefiro, que é remover o carburador juntamente com o coletor de admissão usando uma chave Allen 5 mm para remover os dois parafusos; desta maneira é mais rápido retirá-lo e recolocá-lo. O carburador continuaria no mesmo prumo quando for recolocado e não seria preciso afrouxar a segunda abraçadeira que prende o coletor ao carburador. Na segunda opção afrouxa-se esta segunda abraçadeira para removê-lo, veja novamente a foto 3.

Pronto agora o carburador está em suas mãos. Ainda resta alguma gasolina dentro dele, cuidado com as roupas. Como a gasolina irá vazar mesmo, escolha um local onde exista terra sem plantas e vire-o de cabeça para baixo que a maior parte da gasolina escorrerá onde você previu que ela deveria escorrer. O cheiro é forte, mas faz parte.

Abrindo a cuba do carburador
Para quem nunca abriu um carburador e não tem experiência com a coisa. Eu entendo que essa é a parte mais difícil por várias razões. A cuba é fixada por três parafusos Philips no corpo do carburador que é fundido em uma liga de alumínio, portanto um material relativamente mole.
Se a cuba nunca foi retirada ou o último cidadãozinho apertou demais estes. Você poderá ter dificuldade em soltar estes benditos parafusos.

Tenha em mente que para soltar parafusos Philips que possam estar duros. Mais importante que fazer força, é ir com jeito.

a. Apoie o carburador de ponta cabeça sobre uma superfície firme, os parafusos ficarão visíveis; com uma mão segure firme o carburador.

b. Com a chave Philips de 1/4” na posição vertical pressione com vontade e firmeza a chave contra as fendas da cabeça do parafuso para ele não escapar e gire devagar. Se tiver sorte ele soltará na primeira tentativa. Do contrário recomendo aplicar um óleo desengripante nos três parafusos  e aguardar um minuto. Se a chave pular na segunda tentativa pare. E agora você terá duas alternativas:
.
- usar uma chave de impacto ou;
- como último recurso se a fenda Philips do parafuso estiver cega/danificada, você terá que fazer uma fenda com todo o cuidado usando uma serra, fique atento para não serrar demais e machucar o corpo do carburador. Então solte o parafuso com uma chave de fenda.

c. Com os três parafusos retirados, remova a cuba. Pode ser que esteja difícil dela sair, movimente para os lados se estiver dura de sair, use uma chave de fenda para separar a cuba do corpo. Coloque a cuba em um local seguro onde ninguém possa pisar nela. Você verá agora um quarto parafuso Philips, ele fixa o conjunto da boia e válvula, com uma chave Philips de 3/16” remova este parafuso.

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor 6fqh3o


d. A boia é uma peça delicada feita de material plástico com uma fina e delicada estrutura metálica, depois de remover o parafuso empurre o eixo todo para fora e levante a boia com cuidado para não torcê-la ou entortar a lingueta metálica que ela tem; cuidado para não perder o eixo, coloque a boia e o eixo em algum pote limpo. A agulha cuja ponta é de borracha será substituída. Então você verá a sede da válvula da boia, ela é montada sob pressão, portanto, não sairá sozinha.

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor 5d5aqb

OBS: certifique-se que a boia esteja em boas condições, ela não deverá ter líquido dentro dela e nenhuma parte quebrada.

Sacar a sede da agulha velha e repor a sede nova

e. Você deverá montar o extrator da sede conforme está na foto 2:

Introduza a ponta do parafuso do conjunto extrator no furo da sede, com uma mão você segure o corpo do carburador bem firme ou o apóie sobre uma mesa ou prenda numa morsa com mordentes protegidos com borracha.

Com o dedo polegar faça pressão sobre a cabeça do parafuso enquanto gira a chave 8 mm para que o parafuso penetre no furo da sede velha. Não é preciso mais do que duas voltas completas no parafuso para que este prenda a sede. Em seguida gire a porca para extrair a sede. E pronto a parte mais difícil está feita.

Veja este vídeo do Youtube para ver como é simples o processo:



f. Certifique-se que o furo da sede esteja completamente limpo, aplique um pouco de óleo ao longo de todo o furo e na área externa da sede nova. Com o carburador apoiado sobre uma superfície firme introduza a sede nova. Sobre ela use um pedaço de madeira plano ou borracha, com um martelo com pequenos golpes introduza a sede ”até o fim” no furo. A sede não deverá ficar mais alta, a aba da sede deverá encostar-se ao corpo do carburador.

g. Agora coloque a agulha e a presilha nova na lingueta da boia e remonte tudo como estava terminando com o parafuso Philips.

Normalmente "não é necessário regular a altura da boia". Exceto se esta estivesse desregulada. Faça o teste de estanqueidade da válvula assim como segue.

Com o carburador na posição normal de trabalho sem a cuba assopre com a boca na entrada de combustível ou na mangueira. Como a boia estará abaixada o ar irá entrar facilmente. Agora levante delicadamente com o dedo a boia e assopre, a válvula deverá impedir a entrada de ar.
Mas a hora da verdade será quando você remontar tudo e conectar a mangueira de combustível do tanque. Se você tiver um paquímetro poderá conferir a altura da boia e regulá-la dentro da seguinte faixa de altura:

10,0 +/- 0,5 mm, ou seja, entre 9,5 e 10,5 mm de altura.

Note que, para medir a altura da boia o corpo do carburador deverá estar de ponta-cabeça (posição invertida).

Uma maneira alternativa de conferir a altura da bóia é fazendo um gabarito de papelão rígido em formato de L conforme as medidas do desenho abaixo.  

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Scz582

Para regular a altura da boia é necessário atuar sobre a lingueta metálica que fica no meio das duas partes da boia. Esta lingueta se localiza em cima da sede, é ela que abre e fecha a válvula. Como é uma peça delicada você deverá com muita delicadeza entortá-la com um dedo para baixo ou para cima sem forçar a estrutura plástica da bóia. Eu prefiro fazer esta ação com a bóia fora do carburador. Esta lingueta é muito sensível, faça movimentos pequenos. Porque uma alteração pequena na posição dela já dá diferença da altura e, portanto, na regulagem. É só ir com calma e ter bom senso. Por esta razão que é necessário ter uma referência de medida, seja usando um paquímetro ou o gabarito mostrado acima. A medida da altura da boia é feita entre a face plana da base do carburador de ponta cabeça onde a cuba encosta, veja a foto 6. Nela há uma seta vermelha que indicada a face. E a parte mais alta da boia, com a boia montada no lugar e presa pelo parafuso que fixa o eixo dela. Pode parecer ser difícil lendo, mas é mais simples fazer do que parece explicando.

h. Pronto agora remonte tudo de volta. Um detalhe digno de nota é regular a folga da manopla do acelerador com 3 mm de folga. Esta folga é regulada por meio da porca e contraporca do cabo do acelerador próximas ao carburador e, da porca estriada e contraporca próximas ao punho direito.  No manual do proprietário há instruções e desenhos detalhados de como fazê-lo próximo à manopla.

No meu caso substitui a sede e agulha aos 20.000 km por estar vazando. Primeiro verifiquei se a altura da boia estava dentro da especificação. A boia estava fora, ajustei a altura, mas não resolveu o problema. Porque a causa era o desgaste da sede e agulha dela. Também não adianta somente trocar a agulha. Troque tudo, sede e agulha. Minha motocicleta está indo para 29.000 km sem apresentar qualquer sinal de vazamento pelo respiro.

Vá com fé que tudo dará certo contigo como deu certo conosco. Este tutorial está bastante detalhado para que você entenda exatamente todo o processo sem ficar com dúvidas. Se quiseres uma versão impressa somente do procedimento para seguir as instruções durante a execução. Responda ao post para visualizar o link para baixar o arquivo.
.
Link para baixar o arquivo para impressão→


_________________________________________________________
Carburador vazando pelo respiro/ suspiro, Vazando gasolina pelo respiro/suspiro, YBR 125 Factor, vaza mento pelo carburador, boia do carburador desregulada, trocar a agulha da boia do carburador, valvula da boia do carburador


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Qua Set 02, 2020 12:33 pm, editado 7 vez(es)

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ctrl-Alt-Del gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Admin Sex Fev 23, 2018 10:41 pm

ótimo tutorial,

Uma dica para aumentar a vida util da agulha/sede é sempre fechar a torneira de combustivel quando deixar a motoca parada por longos períodos.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 151
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por davidlirab Qui maio 23, 2019 5:12 pm

Admin escreveu:ótimo tutorial,

Uma dica para aumentar a vida util da agulha/sede é sempre fechar a torneira de combustivel quando deixar a motoca parada por longos períodos.


Faço desde 0km cheers

davidlirab

Mensagens : 13
Data de inscrição : 17/01/2018
Localização : Natal/RN
Pontos : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por rednatali Sex Ago 02, 2019 8:36 pm

Olá, boa noite.
A um tempo atrás fiz uma pergunta sobre o carburador vazando e ele estar com o suspiro tampado e você foi muito atencioso em me responder, agora surgiu uma oportunidade de comprar um usado e do ano da minha moto, 13/14 em ótimas condições e em bom preço (É de um desmanche legalizado do Detran, tudo regularizado) já que o que está na moto é de uma outra Factor onde tem até a válvula solenoide. Mas como sou inexperiente com motor/carburador surgiu umas dúvidas e acho que você pode me ajudar. O parafuso do respiro de baixo tem que ficar fechado ou aberto(1)? E em cima do sensor TPS possui outro respiro(2)? Os dois tem que ter uma mangueira que vai para baixo da moto, né (a não ser que eu deixe sem, mas ai cairia gasolina no motor)?
Tentei achar um manual dele mas não achei, porém vi um tópico seu falando que trocou o giclê de alta para um de 132,5, você recomenda eu fazer isso ou não? O único ponto negativo seria um pequeno consumo a mais?

Foto ilustrativa:
Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Carbur10

E o parafuso debaixo do TPS, ele é de mistura de ar? Esse vídeo "ensinando" a regular está mais ou menos certo ou tem que regular de outra forma?



Nota do Ctrl-Alt-Del:
No vídeo acima postado por Rednatali, o cidadão do vídeo comete um erro conceitual. O parafuso amarelo no qual ele atua é um parafuso de mistura, não é de ar. Esse parafuso controla quanto de combustível é alimentado ao circuito em marcha lenta. O raciocínio portanto é exatamente o contrário do que ele explica para motores 4T. Fique esperto, o YouTube está repleto de vídeos com informações erradas sobre carburadores.
No caso específico do carburador Mikuni BS-25 original da YBR 125 Factor em 99% dos casos o ajuste do parafuso de mistura ideal é de 2 1/2 voltas.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Seg Jan 13, 2020 8:31 pm, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Inseri o comment em vermelho que alerta sobre um erro conceitual do cidadão. Aquele parafuso amarelo em motores 4T controla a mistura de combustível, não de ar.)
rednatali
rednatali

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/08/2019
Localização : Monte Alto - SP
Pontos : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sáb Ago 03, 2019 9:06 am

Olá Rednatali

Foi ótimo você postar a foto 1 com o detalhe da cuba do outro carburador. Externamente a cuba na foto parece perfeita.

Antes de respoder as tuas dúvidas preciso entender melhor o problema.

A gasolina do carburador da tua moto está vazando e descendo pelo tubo que fica no fundo da cuba? Esse que está abaixo do parafuso circundado em verde?

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por rednatali Sáb Ago 03, 2019 11:32 am

Na verdade esse não é meu carburador, usei só como exemplo. No meu está tampado mesmo, possui apenas um furo bem pequeno, que não passa nem agulha. E andei percebendo que ele não está tão bom assim, e como disse, surgiu uma oportunidade de trocar ele por um que está em perfeito estado mas ainda não tenho ele em mãos, mas tive esta dúvida, se esse parafuso tem que ficar apertado ou frouxo (aberto ou fechado).
Respondendo sua pergunta, como disse tem um pequeno furo, quando eu afrouxo o parafuso pinga um pouco e bem devagar.
rednatali
rednatali

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/08/2019
Localização : Monte Alto - SP
Pontos : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sáb Ago 03, 2019 1:14 pm

Em primeiro lugar, as fotos não permitem ver o carburador inteiro. Pelas tuas descrições esse carburador é para modelos Factor 2009 ou 2010.
Porque para modelos posteriores a válvula cutoff (solenoide) foi suprimida.
Isto é, esse é um carburador bem mais usado que o que está em tua moto. Também o carburador 2013/14 usa um cabo de acelerador diferente o cabo é duplo. Sem ver todos os detalhes da tua moto é difícil dizer muito mais.

Eu se fosse você removeria o carburador de tua moto, depois removeria a cuba dele para verificar se haveria como desobstruir o furo do tubo amarelo de latão. O tubo de latão é comprido dentro da cuba apenas a ponta dele visível fica para fora da cuba.
Vai saber como fizeram esse absurdo, pode ser que tenham adotado uma solução simples e facilmente reversível.

Note que eu estou supondo que este carburador está com problema na válvula da boia, baseado no que você disse noutra discussão. Pois não tenho como confirmar esse fato porque tu declaras que o respiro foi tampado. Ora, então como tu podes dizer que vaza?

Em caso positivo eu em seguida trocaria a válvula da boia seguindo o procedimento do tutorial desse post para resolver o problema. Sugiro leres todo ele para entender melhor.

Se tiveres outras dúvidas é só continuar perguntando.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por rednatali Dom Ago 04, 2019 11:43 am

Mas qual é a função do parafuso do respiro(1)? Ele deve ficar apertado ou frouxo?
E sobre o giclê de alta, você recomenda trocar para o de 132,5?
rednatali
rednatali

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/08/2019
Localização : Monte Alto - SP
Pontos : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Admin Dom Ago 04, 2019 5:55 pm

o parafuso (1) do respiro serve para drenar a cuba, esvaziar a gasolina da cuba, para remover a gasolina ruim por exemplo.

em relação a segunda pergunta, o ctr alt del tem mais experiencia e deixo essa pra ele
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 151
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Seg Ago 05, 2019 4:47 pm

O parafuso que tu denominas de parafuso de respiro de fato é o parafuso de dreno do combustível da cuba, ele deve ficar sempre fechado. Ele não tem a ver com o respiro.

Quanto ao giclê aquele post, por si só, já é explicativo e o aumento no consumo é insignificante. Veja o post:
https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t10-aumentando-o-desempenho-da-ybr-125-factor

Cuidado com giclês, os que são para carburadores Keihin, eles têm numeração que não corresponde ao da Mikuni. Cada fabricante de carburador tem a própria numeração e desenho de giclês.

Ocorre que tu tens primeiro de se esclarecer sobre as questões sobre as quais tens dúvidas anteriores. Que a propósito não me ficou claro, afinal o que é que tá pegando?

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por rednatali Qua Ago 07, 2019 9:51 am

Na verdade não tem 'problema', eram dúvidas. Desde que fiquei sabendo que o carburador não era da moto, que o dreno estava quase que completamente tampado, não que isso seja um problema tão grave, percebi que a tampa que fica o diafragma está um pouco empenada, e ele está ficando um pouco melejado de gasolina, acredito que pelo suspiro que indiquei em (2), no carburador não possui nenhuma mangueira, a não ser a de combustível. Com isso eu adquiri um carburador usado que está em perfeitas condições e também é do ano da moto, o de 2 cabos, vendido por uma loja credenciada pelo Detran. Desde já, agradeço a paciência por terem me respondido. Minhas dúvidas foram bem bobas mesmo, sou leigo nisso porém eu sempre tento aprender e arrumar minhas coisas e acredito que esse tópico/fórum vai ser essencial no futuro. Obrigado também pelo alerta sobre o giclê.
rednatali
rednatali

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/08/2019
Localização : Monte Alto - SP
Pontos : 11

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Ago 07, 2019 8:56 pm

Rednatali

Para todos proprietários de motos ou scooters eu sugiro a leitura dos seguintes posts:

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t6-cinco-motivos-para-ler-o-manual-do-proprietario-regularmente

Outras informações sobre manutenção de motos:

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t8-dicas-para-manutencao-de-motocicletas

Há outros artigos naquela área do fórum que abordam assuntos relevantes. A leitura amplia nossos horizontes e nos auxilia a aprender como e onde buscar respostas.

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/c2-materias-uteis-tutoriais-gerais-tabelas-guias

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sáb Ago 10, 2019 5:53 am

Nota do Ctrl-Alt-Del:
No vídeo acima postado por Rednatali, o cidadão do vídeo comete um erro conceitual. O parafuso amarelo no qual ele atua é um parafuso de mistura, não é de ar. Esse parafuso controla quanto de combustível é alimentado ao circuito em marcha lenta. O raciocínio correto para carburadores de motores 4T portanto é exatamente o contrário do que ele explica. Fique esperto, o YouTube está repleto de vídeos com informações erradas sobre carburadores.
No caso específico do carburador Mikuni BS-25 original da YBR 125 Factor em 99% dos casos o ajuste do parafuso de mistura ideal é de 2 1/2 voltas.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Qui Jan 16, 2020 9:16 pm, editado 1 vez(es)

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Gerrí dos Santos Ter Out 22, 2019 10:51 pm

Olá pessoal, tenho uma dúvida.
Minha moto apresentava esse vazamento pelo respiro do carburador.
Aí depois de um tempo consegui trocar a sede e a agulha e o vazamento parou.
Só que agora ela perdeu muita força. Não vaza mais.
Mas também está com torque bem baixo e me representa que se tentar correr ela não passa dos 70km/h.
O que será que fiz de errado?
Desde já agradeço.

Gerrí dos Santos

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/11/2018
Localização : Caxias do Sul/RS
Pontos : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Out 23, 2019 10:25 am

Olá Gerri,

1. Tu referes-se ao carburador original da YBR Factor ou tua moto está com outro carburador?

2. Tu seguiste o tutorial até qual letra (item)?

3. A moto perdeu desempenho logo em seguida da troca da válvula? Ou já estava ficando fraca?

4. Mexeste também em giclês, agulha do pistonete ou no diafragma?

No aguardo de todas as respostas.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Gerrí dos Santos Qua Out 23, 2019 12:53 pm

Olá Ctrl-Alt-Del, anteriormente eu usava o carburador paralelo da YBR, mas eu coloquei de volta o carburador da Factor porque o da YBR não tinha jeito de regular que não engasgasse.
Bom, eu segui todo o tutorial com atenção, mudei nada além de sede e da agulha.
E a moto estava boa antes, show de bola. Tirandon os engasgos que dava no bura da YBR.

Gerrí dos Santos

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/11/2018
Localização : Caxias do Sul/RS
Pontos : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Out 23, 2019 1:06 pm

A partir de tuas respostas eu iria direto regular a altura da boia. Veja no tutorial a especificação da altura dela, poderás usar um paquímetro ou um gabarito.

Quando a altura da boia está muito abaixo da especificação, a partir de um certo nível de rotação do motor começa a haver falta de combustível na cuba. Então o motor não desenvolve.

Limpar e reolear o filtro de ar a cada 9.000 km aprox. garante bom funcionamento do motor, longa vida útil e menor consumo de combustível. Existe um tutorial sobre isso no fórum.

Vejas lá e retorne.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Admin Qua Out 23, 2019 9:17 pm

Gerrí dos Santos

pelo que voce comentou, parece que dá dando falta, tem que regular a altura da boia de modo que entre mais combustivel na cuba.


Última edição por Admin em Sex Out 25, 2019 6:01 pm, editado 1 vez(es)
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 151
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Gerrí dos Santos Qua Out 23, 2019 10:19 pm

Então Ctrl-Alt-Del, acredito que é mesmo falta de de combustível.
Eu cheguei em casa e fui  mexer de novo pra ver se eu resolvia.
Daí desmontei tudo, com cuidado, fiz alguns testes com a bóia e nada.
Desmontei até o diafragma pra ver se por um acaso não estaria furado.
Nada.
Só que de noite é muito ruim de fazer isso. Vou ver amanhã pra tentar encontrar a altura ideal da bóia em que não dê falta e também não vaze. Wink

Gerrí dos Santos

Mensagens : 11
Data de inscrição : 06/11/2018
Localização : Caxias do Sul/RS
Pontos : 12

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qui Out 24, 2019 12:17 am

A altura ideal da boia tu não precisas encontrar, dessa maneira perigas de tu danificares a boia. A Yamaha definiu essa altura no manual de serviço.
Lê lá o item g. do tutorial para a altura da boia, cujo procedimento descrevi detalhadamente.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor Empty Re: Tutorial - Como resolver o vazamento de combustível pelo respiro do carburador na YBR 125 Factor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos