Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aumentando o desempenho da YBR 125 Factor

Ir para baixo

Aumentando o desempenho da YBR 125 Factor Empty Aumentando o desempenho da YBR 125 Factor

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sáb Dez 23, 2017 6:47 pm

Aumentando o desempenho da YBR 125 Factor

Muitas pessoas gostariam de melhorar o desempenho da YBR 125 Factor. Porém, sem fazer alterações radicais e dispendiosas tais como aumentar a cilindrada do motor, troca da árvore de comando, preparação do cabeçote, troca de carburador e mudar o escapamento ou um simples blueprint.
Dentre alternativas que por vezes aumentam o consumo de combustível sem entregar o desempenho esperado proporcional aos valores gastos.

Por sugestão do Alex fiz uma experiência que rendeu ótimo resultado e gastando pouco na minha YBR 125 Factor. A alteração consistiu em:

“Aumentar o gicleur principal do carburador original Mikuni BS-25 e nada mais.”

Os resultados obtidos foram os seguintes:

1. Respostas mais rápidas e com maior vontade do motor em baixas rotações;

2. O motor “enche” mais rápido de baixas para médias rotações, causando a percepção de ter mais força;

3. Como o motor sobe de rotação mais rapidamente e mantém melhor a rotação em aclives, há menor necessidade de trocas de marchas, também com garupa;

4. O tempo de retomada de velocidade de 40 para 70 km/h diminuiu;

5. As acelerações de 70 a 100 km/h também melhoraram;

6. No meu caso a velocidade final no plano que era de 115 passou para 120 km/h no velocímetro dela.


Eu mesmo fiz a troca do gicleur com um número mínimo de ferramentas. No procedimento todo levei 30 minutos, tendo em vista que fora a primeira vez que removi o carburador.

A maior dificuldade é encontrar o número do gicleur adequado para o carburador da YBR 125 Factor. Bem como um tipo que tenha as dimensões adequadas para caber no assentamento do difusor, com rosca adequada e que o gicleur não estrangule a entrada de combustível entre ele e o fundo da cuba. Ademais há gicleurs com o mesmo número que podem servir, mas diminuem o desempenho. Porque fabricantes diferentes usam a mesma numeração mas as medidas não são iguais.

O consumo teve aumento inexpressivo para o bolso passando de 41 km/l para 40 km/l em média em percursos mistos cidade/ estrada. A explicação que encontrei para esta pequena diferença foi que a motocicleta para andar mais eu agora preciso acelerar menos.

Antes do primeiro fórum bugar em novembro, devido ao interesse do pessoal eu passei a disponibilizar para venda este gicleur #132. E também outras opções dependendo dos objetivos e do nível de preparação que o dono da moto tencione fazer.

Havendo interesse não hesite em me contatar via MP.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos