Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250

Ir em baixo

Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250

Mensagem por pacheco em Sex Jan 26, 2018 7:41 pm

No manual consta trocar a cada 5.000 km, mas para um motor que usa o mesmo óleo para embreagem, câmbio e a parte de cima eu fico com o pé atrás.

Com quantos kms vocês trocam o óleo do motor da Fazer?

pacheco

Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250

Mensagem por Admin em Sab Jan 27, 2018 3:25 pm

Bem Vindo ao forum Pacheco

eu tive uma fazer 2008, eu seguia o manual sem problemas.

Existem alguns mitos por tras essa questao.

Eu aposto com voce que, se voce for comprar uma motoca zero hoje, uma 125/150cc ou 250cc por exemplo, vao mandar  voce trocar de mil em mil km.

quando eu comprei minha ybr/factor 125 o mecanico da concessionaria mandou eu trocar de mil em mil

eles dizem isso porque, se mandarem eu seguir o manual, que no caso da factor é de 3 e 3 mil, pode acontecer de baixar oleo, e o correto é verificar o oleo, pelo menos uma vez por semana, como a maioria nao se preocupa com isso e para as concessorarias nao terem problema com garantia mandam trocar de mil em mil.

tem outra questao tambem da cultura dos mil kms, antigamente os oleos tinham um prazo de troca menor, dai com o tempo a qualidade do oleo aumentou e prazo de troca tambem.

so que a cultura de mil em mil continuou.

ja li relatos de outros foruns de donos de fazer 250 que trocam oleo de 5 em 5 mil ou 6 meses sem problemas e passam dos 100 mil km rodados .

mas o importante é voce sempre verificar o nivel de oleo do motor e completar se necessario, fazer a troca do filtro e do oleo por um de boa qualidade
Admin
Admin

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Dom Jan 28, 2018 11:26 am

O óleos evoluíram bastante nos últimos 40 anos. Na década de 70 a classe de desempenho dos óleos para motores era API  SE. Não existia ao menos no Brasil óleos para motores de motos 4T.

O primeiro óleo para moto que surgiu foi o Mobil Super Moto SF lá por 1980 e bolinha. Quando eu experimentei este com 1.000 km ele saiu fino como água e preto como carvão. Desisti e voltei para os óleos de carro hehe. Nem se pensava na norma JASO para motos que é uma exigência adicional que só surgiu após 1996 na época que entrou a classe API SJ.

Hoje a realidade é outra, os óleos possuem um pacote de aditivos que foram aprimorados com a evolução dos óleos de motor e das novas classes de desempenho surgidas (SF, SG, SH, SJ, SL...). Os lubrificantes atuais têm maior resistência a afinar e degradar. Hoje a Yamaha recomenda a classe SL. Existem óleos 4T de classe SN.

Atualmente trocar-se um óleo  de marca respeitada dentro de qualquer intervalo de troca menor que a metade do intervalo recomendado pelo fabricante da motocicleta. É jogar dinheiro fora e deixar de contribuir para o aproveitamento  dos recursos naturais. Além de estar deixando de  cumprir com a previsão da vida útil do óleo para o qual os fabricantes de boa reputação investem milhões para desenvolver.

Particularmente eu troco o óleo do motor de minhas motos com 2/3 do intervalo recomendado e procuro completar no meio tempo com o mesmo produto que está no cárter.
Não faz muito que eu li pela Internet que um cidadão que é conhecido por fazer longas viagens com a esposa. inclusive  para Argentina e Chile com uma Fazer 250 e trocando o óleo conforme o manual precisou fazer a parte de cima com 135/145.000 km o valor exato não me lembro agora. Ora, com certeza o cidadão é cuidadoso, nunca deixou faltar óleo, e fazer a manutenção regular da motocicleta.

Este post pode te auxiliar a escolher um bom óleo, atualmente há muitas boas opções.

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t18-oleos-de-motor-4t-para-motocicletas-yamaha

Admin

Mensagem por pacheco em Seg Jan 29, 2018 7:17 am

Faz sentido o que vocês disseram, não faz sentido trocar com 1000 se recomendado é 5000. Eu trocava com 2000 mas vou aumentar para 3000 km para ver se o motor não muda o barulho dele e como fica nas trocas de marcha.

pacheco

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: