Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
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Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
Com quantos kms vocês trocam o óleo do motor da Fazer?
pacheco- Mensagens : 10
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Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
eu tive uma fazer 2008, eu seguia o manual sem problemas.
Existem alguns mitos por tras essa questao.
Eu aposto com voce que, se voce for comprar uma motoca zero hoje, uma 125/150cc ou 250cc por exemplo, vao mandar voce trocar de mil em mil km.
quando eu comprei minha ybr/factor 125 o mecanico da concessionaria mandou eu trocar de mil em mil
eles dizem isso porque, se mandarem eu seguir o manual, que no caso da factor é de 3 e 3 mil, pode acontecer de baixar oleo, e o correto é verificar o oleo, pelo menos uma vez por semana, como a maioria nao se preocupa com isso e para as concessorarias nao terem problema com garantia mandam trocar de mil em mil.
tem outra questao tambem da cultura dos mil kms, antigamente os oleos tinham um prazo de troca menor, dai com o tempo a qualidade do oleo aumentou e prazo de troca tambem.
so que a cultura de mil em mil continuou.
ja li relatos de outros foruns de donos de fazer 250 que trocam oleo de 5 em 5 mil ou 6 meses sem problemas e passam dos 100 mil km rodados .
mas o importante é voce sempre verificar o nivel de oleo do motor e completar se necessario, fazer a troca do filtro e do oleo por um de boa qualidade
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Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
O primeiro óleo para moto que surgiu foi o Mobil Super Moto SF lá por 1980 e bolinha. Quando eu experimentei este com 1.000 km ele saiu fino como água. Desisti e voltei para os óleos de carro. Nem se pensava na norma JASO para motos que é uma exigência adicional que só surgiu após 1996 na época que entrou a classe API SJ.
Hoje a realidade é outra, os óleos possuem um pacote de aditivos que foram aprimorados com a evolução dos óleos de motor e das novas classes de desempenho surgidas (SF, SG, SH, SJ, SL...). Os lubrificantes atuais têm maior resistência a afinar e degradar. Atualmente a Yamaha do Brasil recomenda a classe SL. Existem no mercado óleos 4T de classe SN.
Atualmente trocar-se um óleo de marca respeitada dentro de qualquer intervalo de troca menor que a metade do intervalo recomendado pelo fabricante da motocicleta. É jogar dinheiro fora e deixar de contribuir para o aproveitamento dos recursos naturais. Além de estar deixando de cumprir com a previsão da vida útil do óleo para o qual os fabricantes de boa reputação investem milhões para desenvolver.
Particularmente eu troco o óleo do motor de minhas motos com 2/3 do intervalo recomendado e procuro completar no meio tempo com o mesmo produto que está no cárter.
Não faz muito que eu li pela Internet que um cidadão que é conhecido por fazer longas viagens com a esposa. inclusive para Argentina e Chile com uma Fazer 250 e trocando o óleo conforme o manual precisou fazer a parte de cima com 135/145.000 km o valor exato não me lembro agora. Ora, com certeza o cidadão é cuidadoso, nunca deixou faltar óleo, e fazer a manutenção regular da motocicleta.
Este post pode te auxiliar a escolher um bom óleo, atualmente há muitas boas opções.
https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t18-oleos-de-motor-4t-para-motocicletas-yamaha
Última edição por Ctrl-Alt-Del em Sáb Jan 12, 2019 1:54 am, editado 1 vez(es)
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Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
pacheco- Mensagens : 10
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Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
diegocolvara- Mensagens : 4
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Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
diegocolvara escreveu:2000 ta legal..uso severo cidade com metade do tempo...igual a carro
Aí está um ponto que os manuais de motocicletas são omissos. Não fazem referência, salvo melhor juízo, as diferenças entre serviço normal e serviço severo. Como bem disse o colega, quem só anda em cidade (anda, para, anda, para...) está sob serviço severo, e isso deve ser observado nas trocas de óleo.
As situações que caracterizam o serviço severo são: (1) situações em que o veículo tem alto contato com partículas suspensas (pó, poeira, etc); (2) trânsito frequente em vias de tráfego intenso, em que o motor permanece muito tempo em marcha lenta ou realiza paradas frequentes; (3) quando o veículo é pouco utilizado, menos de 10 Km por dia; (4) trafegar com carga máxima ou bastante peso; e (5) trânsito frequente em estradas de terra ou pavimentação ruim.
Rodo uns 170 Km por dia, moro em uma cidade e trabalho em outra, cerca de 80% do meu percurso é em estrada (serviço normal - velocidade constante e quase nenhuma troca de marcha), rodo a cerca de 110Km/h (7.000 RPM), por estas características de uso troco o óleo a cada 4.000 Km. Caso trafegasse só na cidade trocaria a cada 2.500 Km.
nunesluiz- Mensagens : 16
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Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
diegocolvara escreveu:2000 ta legal..uso severo cidade com metade do tempo...igual a carro
nunesluiz escreveu: Aí está um ponto que os manuais de motocicletas são omissos. Não fazem referência, salvo melhor juízo, as diferenças entre serviço normal e serviço severo...
Os manuais de motocicletas não se omitem sobre o regime de trabalho severo. Vocês estão fazendo uma analogia que não procede. Motocicletas não são automóveis.
Há de se discernir que embora motocicletas atuais e automóveis ambos tenham motores de ciclo Otto – 4 tempos.
A arquitetura dos motores de motocicletas que compartilham o mesmo cárter com o câmbio, embreagem e virabrequim trás como consequência natural um regime de trabalho severo em todas as condições de uso pelas seguintes razões:
1 - motores de motocicletas giram em média ao dobro da rotação dos motores de automóveis;
2 – o cárter (reservatório de óleo) de motocicletas tem proporcionalmente menor quantidade de óleo que dos automóveis, tendo em vista que o primeiro compartilha o mesmo óleo como citado, ao passo que os automóveis possuem um reservatório independente para a caixa de mudanças, para a embreagem quando não é seca usa um sistema automático independente.
3 – motores de motocicletas possuem até o dobro da potência específica (hp/l) em relação aos motores de automóveis, portanto operam sob condições que exigem mais dos componentes mecânicos e do óleo de motor.
Ou seja, a equipe de engenheiros que projetam e desenvolvem esses motores em conjunto com químicos e engenheiros químicos que formulam os lubrificantes. Partem da premissa de um regime severo. Esteja a motocicleta trafegando em perímetro urbano ou em rodovias.
As recomendações publicadas nos manuais não são baseadas em estimativas do que os departamentos de engenharia de produto e desenvolvimento acham. São baseadas em testes de longa duração de dezenas e centenas de milhares de quilômetros e posterior análise de motores que são desmontados e analisados peça por peça antes de estabelecerem limites seguros.
Os dois estiveram no campo de achar que motores de motos são análogos aos dos automóveis. Não diferenciando os pontos supracitados, eles não são.
É por esta razão que não verão para motos a diferenciação de regime normal e severo, pois o regime de trabalho já é severo.
Uma outra maneira de perceber este ponto é comparar os intervalos de troca de óleo típicos de motos e automóveis. Em média motos têm metade do intervalo de troca de automóveis no que tange a quilometragem percorrida.
Ademais, a inclusão dos requisitos da norma JASO T903 em conjunto com a evolução da qualidade dos óleos base e do pacote de aditivação dos óleos de motor atuais atualmente proporcionam intervalos de troca maiores do que óleos, por exemplo, que eram disponíveis há algumas décadas.
A propósito a Yamaha brasileira consciente da negligência de motociclistas brasileiros com relação à troca de óleo de motor costuma recomendar a metade do intervalo de troca no Brasil quando comparado aos países mais desenvolvidos.
Vejam vocês mesmos o que indica o manual da Fazer 250 exportada pela Yamaha da Amazônia. Fora do Brasil ela é conhecida como YBR 250:
Para países de primeiro mundo a Yamaha recomenda intervalo de troca de até 10.000 km. No Brasil são 5.000 km.
Conclusão
Os intervalos de troca de óleo de motor para o modelo do motor que equipa a Fazer (YS) 250, Lander e Ténéré 250 já consideram uma larga margem de segurança. Desde que o cidadão cumpra com a parte dele verificando regularmente o nível do óleo é completando sempre que necessário como preconiza o manual da moto.
O resto são lendas urbanas, interesses comerciais de vendedores ou mecânicos e elucubrações desnecessárias.
Última edição por Ctrl-Alt-Del em Sáb Ago 04, 2018 1:55 am, editado 3 vez(es)
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Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
Eu nao sabia que o tempo de troca la fora é o dobro.
Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
Admin escreveu:boa informação ctrl alt del
Eu nao sabia que o tempo de troca la fora é o dobro.
Pois é MCL, contra documentos no caso os próprios manuais. Não há argumentos.
Este caso da Fazer 250 não é o único, o a YBR 125 e Factor 125 G1 e G2 seguem a mesmo padrão de proporção.
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Re: Com quantos quilômetros trocar o óleo da Fazer 250
Minha preocupação é simplesmente manter minha motocicleta bem cuidada e manutenida, como acredito que todos querem também. Enquanto a moto estava na garantia, fazia as manutenções na concessionária, conforme as orientações do manual, a cada 5.000 Km. Depois de sair da garantia faço a manutenção em um mecânico de confiança, e as trocas de óleo e/ou filtro de óleo eu mesmo fazia em casa, a cada 3.000 ou 4.000 Km.
Compartilho com você a ideia de que o brasileiro é negligente quanto à manutenção em geral. A maioria nem lê o manual de seus veículos. Fico tranquilo em saber que os 5.000 Km recomendados são mais que suficientes para manter nossos motores protegidos.
Suas informações Ctrl-Alt-Del foram muito importantes, e nos sentimos gratos por você compartilhar seus conhecimentos.
Um grande abraço a todos!
nunesluiz- Mensagens : 16
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