Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guia Geral de Defeitos do Sistema de Injeção Eletrônica

2 participantes

Ir para baixo

Guia Geral de Defeitos do Sistema de Injeção Eletrônica Empty Guia Geral de Defeitos do Sistema de Injeção Eletrônica

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Dom Set 02, 2018 11:33 pm

A tabela*1 abaixo mostra na coluna destacada dentro da moldura em vermelho para modelos de motocicletas Yamaha, os códigos de erro que podem aparecer no painel, ou pela sequência de piscadas se o painel for analógico (não for digital ou de LCD).

Guia Geral de Defeitos do Sistema de Injeção Eletrônica 1zbyzqq


Note bem que estes códigos desta tabela acima somente se referem a defeitos relacionados à injeção eletrônica, sensores de motor, sensores de ignição e inclinação. Se ocorrer o código 46 consulte o post neste link: Código 46. Para seguir o procedimento de diagnóstico e pergunte sobre ele naquele post.

Para maiores detalhes e orientações sobre os códigos de erro da tabela acima deste post aqui e as possíveis causas, baixe o manual de serviços do modelo da tua motocicleta Yamaha disponível na área de manuais de serviços e consulte a seguinte seção do manual:

- sistema de injeção de combustível a partir do modo diagnóstico e páginas seguintes.

Link para manuais de serviços:Manuais de serviços.

Os respectivos manuais são bastante técnicos, mas se você não consultar e raciocinar em cima do que está escrito; ficará difícil encontrar o caminho para uma solução. Outros componentes que podem mascarar o sistema de diagnóstico da moto, fazendo que ele fique confuso são:

- filtro de ar vencido, precisando de troca há muito tempo;
- filtro externo de combustível saturado, se houver;
- refil do filtro de combustível da bomba elétrica saturado;
- a própria bomba elétrica que pode estar falhando ou ter queimado por falta da manutenção dos filtros citados.

O leque de possibilidades de defeitos é grande e não necessariamente pode estar nos componentes eletrônicos da injeção eletrônica. Porque quando a manutenção da moto foi negligenciada.
Ou seja, se não houve revisões regulares dos componentes indicados no plano de manutenção que constam no manual do proprietário. Os problemas podem ter se acumulado a ponto de fazer o sistema de diagnóstico ficar confuso informando códigos incorretos. Se o motor estiver falhando, o básico seria verificar  se o combustível não está  adulterado ou velho, vela de ignição, cachimbo e cabo dela antes de qualquer coisa.

Se o motor estiver apagando em marcha lenta quando se para em um semáforo. Primeiro verifique se a rotação do motor é suficiente: entre 1.300 e 1.500 RPM. Do contrário ajuste a rotação conforme descrito no manual do proprietário. Use sempre gasolina aditivada de boa procedência para manter o sistema limpo. Se depois disso a marcha lenta continuar irregular pode ser necessário trocar o reparo do sensor híbrido e possivelmente fazer limpeza do corpo de aceleração.

Se o motor ficar sempre acelerado depois da marcha lenta regulada, pode ser que o atuador FID (vulgo afogador eletrônico) precise de limpeza e troca do anel o-ring de vedação.

*1 – tabela extraída da publicação THOMSON-TEST MOTO 2013 – Informações Técnicas, autor: Carlos Alberto Sarcinelli

_______________________________________________________
Injeção eletrônica Fazer Lander Ténéré 250, Blue Flex, código de falha, luz da injeção piscando  motor falhando, motor acelerado, defeito na injeção.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Dom Jul 26, 2020 2:09 am, editado 3 vez(es)

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Guia Geral de Defeitos do Sistema de Injeção Eletrônica Empty Re: Guia Geral de Defeitos do Sistema de Injeção Eletrônica

Mensagem por Admin Sex Set 07, 2018 9:19 pm

excelente post ctrl-alt-del
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 151
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos