Fórum Yamaheiros
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

5 participantes

Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por YAMAPRO Qui Jan 04, 2018 11:00 pm

Tubo bem pessoal?

Estou em dúvida, chegou a hora de trocar a relação da minha moto, uma Factor.

Compensa colocar uma corrente com retentores?


Última edição por YAMAPRO em Seg Abr 23, 2018 8:34 am, editado 1 vez(es)

YAMAPRO

Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/01/2018
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sex Jan 05, 2018 4:04 pm

Olá Yama tudo beleza?

Existem prós e contras. Correntes com retentores são uma ótima solução para motos off-road devido a terra, areia ou lama. Para motocicletas de uso urbano não ocorre este problema. Assim, a diferença de preço e durabilidade eu entendo que não paga o investimento.

Os prós seriam:
- é a melhor corrente para uso em “off-road”, ou seja, para trafegar em estradas com muita poeira, terra e lama porque os retentores evitam a entrada material abrasivo para dentro dela;
- menor ruído da corrente quando não estiver adequadamente lubrificada;
- nos primeiros 6.000 km menor necessidade de lubrificação regular;
- se a corrente for lubrificada regularmente como são as correntes sem retentores, então duram tanto quanto ou um pouco mais que  as com retentores. Principalmente no off-road.

Os contras seriam:
- custam por volta de 2 vezes mais que uma corrente sem retentores de mesma qualidade para a mesma motocicleta;
- os contatos dos retentores produzem algum atrito. Subtraem uma pequena parcela da potência do motor entregue na roda, entre 0,15 e 0,3 cv nas correntes de passo 428. Para motores abaixo de 160cc que entregam “na roda” menos de 13 cv. Assumindo uma perda média de 0,225 cv, esta responderia por uma perda de até 1,7 % de potência na roda.

Para a Factor algo por volta de 2,2 %. A minha opinião é que 2,2 % de perda é algo significativo principalmente quando se está com garupa em uma subida na estrada.


Se você não tiver restrições em relação a pagar 2 vezes mais por uma corrente com retentor de qualidade equivalente  a outra que seja sem para andar no asfalto. Nem restrições em uma perda por volta de 2 % de potência na roda, então beleza.

Ademais correntes com retentores também precisam de lubrificação. Após aprox. 6.000 km, todo o lubrificante retido pelos retentores escapa. Devido à força centrífuga e do próprio desgaste  natural da corrente que resulta em folgas nos pinos, elos e buchas da corrente.

O que acontece é que alguns motociclistas argumentam que correntes convencionais não duram. Mas é porque eles têm preguiça de lubrificá-las regularmente. Mas se o cidadão não lubrificar a corrente com retentores, então após os primeiros 6.000 km, essa corrente irá desgastar tão rapidamente como as convencionais.

Por exemplo, a corrente da minha é original (sem retentor) e está com quase 29.000 km, a régua está na referência ~7,1 de 9. Como eu lubrifico em média a cada 170 km, com certeza ela chegará sussa aos 34.000 km se não mais.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por YAMAPRO Seg Abr 23, 2018 8:31 am

dando retorno pra sua resposta, baseado nos seus comentários, para minha moto preferi comprar uma relação com corrente sem retentores.

comprei uma relação que não é de marca famosa. Será que vai durar pouco?

YAMAPRO

Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/01/2018
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por urso3000 Seg Abr 23, 2018 2:10 pm

YAMAPRO escreveu:dando retorno pra sua resposta, baseado nos seus comentários, para minha moto preferi comprar uma relação com corrente sem retentores.

comprei uma relação que não é de marca famosa. Será que vai durar pouco?

Olha por experiência, o preço normalmente determina a qualidade, muitas vezes o barato sai caro , nem sempre pois toda regra tem sua exceção. Existem os produtos de marca que por trás da mesma anda uma boa garantia e os xingLings da vida .

_________________
Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Dscn3510
urso3000
urso3000

Mensagens : 107
Data de inscrição : 15/12/2017
Pontos : 216

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por Admin Seg Abr 23, 2018 10:41 pm

YAMAPRO escreveu:dando retorno pra sua resposta, baseado nos seus comentários, para minha moto preferi comprar uma relação com corrente sem retentores.

comprei uma relação que não é de marca famosa. Será que vai durar pouco?

depende, se for uma marca muito barata em relação à original a qualidade provavelmente vai ser ruim.

qual marca voce comprou?
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 151
Data de inscrição : 14/12/2017
Pontos : 205

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por YAMAPRO Qua Abr 25, 2018 10:39 am

Admin escreveu:
YAMAPRO escreveu:dando retorno pra sua resposta, baseado nos seus comentários, para minha moto preferi comprar uma relação com corrente sem retentores.

comprei uma relação que não é de marca famosa. Será que vai durar pouco?

depende, se for uma marca muito barata em relação à original a qualidade provavelmente vai ser ruim.

qual marca voce comprou?

Comprei da marca TMAC custou menos da metade do preço de uma did.

YAMAPRO

Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/01/2018
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Qua Abr 25, 2018 7:08 pm

Irmão YAMAPRO

Qualquer que seja a relação com ou sem retentores, desde que sejam de aço 1045 são pelo menos razoáveis. Porém se não forem limpas quando mostrarem sujeira de terra e areia e depois lubrificadas regularmente. Elas não terão durabilidade de razoável a ótima. Depende do teu cuidado com a relação e da maneira que pilotas.

Com as marcas genéricas depende inclusive da sorte, além da manutenção citada. Se esta TMAC foi fabricada em aço 1045, durando metade da quilometragem que uma D.I.D por exemplo costuma durar. Então tu não perdes nem ganhas. Se durar algo mais, ficarás no lucro.

A TMAC não é fabricante, ela é como a Scud. O importador somente embala o kit com o nome dele, como faz com vários outros centenas ou milhares de itens diferentes.

Por isso que é importante a participação de todos os confrades do fórum trocando informações sobre marcas e a qualidade. Você é um membro ativo que procura dar retorno nos teus posts. Este tipo de contribuição é muito importante para todos.

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por YAMAPRO Qua maio 09, 2018 1:00 pm

obrigado Ctrl-

Perguntei na loja falaram que essa relação TMC não é de aço 1045 ela é de 1023.

Acho que não compensa custa metade mas vai durar pouco.

YAMAPRO

Mensagens : 12
Data de inscrição : 04/01/2018
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 22

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por fellpz Sex Ago 17, 2018 10:02 am

Ótimo post.
Há recomendação de marca de corrente com aço 1045?
fellpz
fellpz

Mensagens : 13
Data de inscrição : 15/01/2018
Localização : João Pessoa/PB
Pontos : 13

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del Sex Ago 17, 2018 3:23 pm

fellpz escreveu:Ótimo post.
Há recomendação de marca de corrente com aço 1045?

https://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t138-qual-o-melhor-kit-relacao

_________________
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Ctrl-Alt-Del
Admin

Mensagens : 493
Data de inscrição : 15/12/2017
Localização : São Paulo, SP
Pontos : 818

Ir para o topo Ir para baixo

Compensa usar corrente com retentores na minha moto? Empty Re: Compensa usar corrente com retentores na minha moto?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos