Compensa usar corrente com retentores na YBR Factor?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Compensa usar corrente com retentores na YBR Factor?

Mensagem por YAMAPRO em Qui Jan 04, 2018 11:00 pm

Tubo bem pessoal?

Estou em dúvida, chegou a hora de trocar a relação da minha moto, uma Factor.

Compensa colocar uma corrente com retentores?

YAMAPRO

Re: Compensa usar corrente com retentores na YBR Factor?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Sex Jan 05, 2018 4:04 pm

Olá Yama tudo beleza?

Existem prós e contras. Correntes com retentores são uma ótima solução para motos off-road devido a terra, areia ou lama. Para motocicletas de uso urbano não ocorre este problema. Assim, a diferença de preço e durabilidade eu entendo que não paga o investimento.

Os prós seriam:
- é a melhor corrente para uso em “off-road”, ou seja, para trafegar em estradas com muita poeira, terra e lama porque os retentores evitam a entrada material abrasivo para dentro dela;
- menor ruído da corrente quando não estiver adequadamente lubrificada;
- nos primeiros 6.000 km menor necessidade de lubrificação regular;
- se a corrente for lubrificada regularmente como são as correntes sem retentores, então duram tanto quanto ou um pouco mais que  as com retentores. Principalmente no off-road.

Os contras seriam:
- custam por volta de 2 vezes mais que uma corrente sem retentores de mesma qualidade para a mesma motocicleta;
- os contatos dos retentores produzem algum atrito. Subtraem uma pequena parcela da potência do motor entregue na roda, entre 0,15 e 0,3 cv nas correntes de passo 428. Para motores abaixo de 160cc que entregam “na roda” menos de 13 cv. Assumindo uma perda média de 0,225 cv, esta responderia por uma perda de até 1,7 % de potência na roda.

Para a Factor algo por volta de 2,2 %. A minha opinião é que 2,2 % de perda é algo significativo principalmente quando se está com garupa em uma subida na estrada.

Se você não tiver restrições em relação a pagar 2 vezes mais em uma corrente com retentor de qualidade equivalente  a outra que seja sem para andar no asfalto. Nem restrições em uma perda por volta de 2 % de potência na roda, então beleza.

Ademais correntes com retentores também precisam de lubrificação. Após aprox. 6.000 km, todo o lubrificante retido pelos retentores escapa. Devido à força centrífuga e do próprio desgaste da corrente que resulta em folgas nos pinos, elos e buchas da corrente.

O que acontece é que alguns motociclistas argumentam que correntes convencionais não duram. Mas é porque eles têm preguiça de lubrificá-las regularmente. Mas se o cidadão não lubrificar a corrente com retentores, então após os primeiros 6.000 km, essa corrente irá desgastar tão rapidamente como as convencionais.

Por exemplo, a corrente da minha é original (sem retentor) e está com quase 28.000 km, a régua está na referência ~7,1 de 9. Como eu lubrifico em média a cada 170 km, com certeza ela chegará sussa aos 34.000 km se não mais.

Admin

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: