Pneus mais largos na NMax?

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Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por FCelso em Qui Mar 22, 2018 6:18 pm

Boas pessoal do Fórum!

A minha NMax está atualmente com pouco mais de 15 mil km e creio que os pneus ainda suportam uns 5000 km antes de chegarem no TWI.

Sendo assim, desde já estou verificando as possibilidades de troca dos pneus originais por pneus Michelin. Nesse caso, há duas opções:

1) Medidas equivalentes às originais (traseiro 130/70-13 e dianteiro 110/70-13) no modelo City Grip;

2) Medidas 20 mm mais largas às originais (traseiro 150/70-13 e dianteiro 130/70-13) nos modelos Power Pure (traseiro) e City Grip (dianteiro).

Digam aí da vossa experiência, seria possível esse "upgrade": pneus mais largos? A troca é similar como nos carros, onde essa troca afetaria a estabilidade, a frenagem e o consumo?

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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Sex Mar 23, 2018 10:02 pm

A largura máxima e mínima de um pneu são dependentes da largura do aro (rim) da roda.

O ideal seria saber a largura dos dois aros para consultar uma tabela que indica as larguras min. e max. recomendadas.

Por exemplo, se a largura interna do aro for 3 polegadas (MT3.00) na traseira. Então um pneu até 130/70 seria aceitável.

Tenha em mente que uma mudança de 110/70-13 para 130/70. Irá mudar o diâmetro do pneu para mais:

110/70-13 = 484,2
130/70-13 = 512,2 mm


Implicações:

- o pneu ficaria 14 mm mais perto do para-lama e o curso da suspensão não é grande;

- é preciso estudar se o pneu não rasparia na lateral da balança;

- se o sensor do velocímetro estiver nesta roda, neste caso o velocímetro e hodômetro marcariam valores menores que o real porque a diferença entre diâmetros já seria de 5.5%;

-  a moto teria velocidade final real maior e uma leve perda de torque porque a relação estaria mais longa;

- o consumo e desempenho tendem a cair devido ao maior arrasto e resistência a rolagem do pneu;

Um pneu 120/70-13 seria mais adequado para a mudança. Caso a roda permita como já explicado.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Seg Mar 26, 2018 6:56 am, editado 2 vez(es)

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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por FCelso em Sab Mar 24, 2018 3:17 pm

Ctrl-Alt-Del escreveu:

Tenha em mente que uma mudança de 110/70-13 para 130/70. Irá mudar o diâmetro do pneu para mais...


Boas meu caro Ctrl-Alt-Del,

No caso, essa mudança seria na largura do pneu (110 para 130 na dianteira e 130 para 150 na traseira), e não na altura... Não vejo como isso deixaria o diâmetro do pneu maior. Ainda se fosse uma mudança no perfil (de 70 para 80 ou 90), aí teria sentido.

Já vi NMax em foruns estrangeiros, e por lá tem funcionado essa alternativa. O que me deixa mais em dúvida é utilizar dois pneus com compostos diferentes (Power Pure na traseira e City Grip na dianteira), pois nesse caso certamente eles não têm o mesmo comportamento.

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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Sab Mar 24, 2018 7:41 pm

Para determinar o diâmetro de um pneu no caso um 130/70-13 se aplica o seguinte cálculo:

(Ø nominal da roda x 25,4) + [2 x (série do pneu/100) x largura do pneu]
(13 x 25,4) + [2x(70/100) x 130]
330,2 +182 = 512,2 mm

Enquanto você não tiver as larguras exatas das talas (rodas) não é possível fazer uma análise para comparar os prós e contras da mudança. Escolher a marca e modelo dos pneus é apenas parte do processo quando estes forem mais largos ou estreitos que os recomendados.

Vou colocar a questão de maneira mais detalhada para você visualizar melhor.

A larguras máxima e mínima de um pneu são dependentes da largura do aro (rim) da roda.

Para ter uma conclusão é preciso saber a largura dos dois aros para consultar uma tabela que indica as larguras min. e max. recomendadas.

Por exemplo, se a largura interna do aro for 3 polegadas (MT3.00) na dianteira. Então um pneu até 130/70 seria aceitável embora no limite. Mas há implicações.
Para o pneu traseiro se a largura interna do aro da roda for 3.5 polegadas (MT3.50). Um pneu 150/70 também estaria no limite.

Tenha em mente que uma mudança de pneu 110/70-13 para 130/70. Irá mudar o diâmetro do pneu para mais:

110/70-13 = 484,2 (+5,5%)
130/70-13 = 512,2 mm

Para o traseiro:
130/70-13 = 512,2
150/70-13 = 540,2 mm (+5,2%)

Implicações:

- ambos pneus ficariam 14 mm mais perto do para-lama e o curso da suspensão traseira das scooters não é grande;

- é preciso estudar se os pneus não raspariam na lateral da balança traseira ou no para-lama dianteiro;

- se o sensor do velocímetro estiver na roda com o pneu a maior, neste caso o velocímetro e hodômetro marcariam valores menores que o real porque a diferença entre diâmetros já seria de + 5.5 % para o dianteiro e +5.2 % para o traseiro;

- no caso do pneu traseiro a maior a moto teria velocidade final real maior e uma leve perda de torque porque a relação estaria mais longa;

- o consumo e desempenho tendem a cair devido ao maior arrasto e resistência a rolagem dos pneus;

Continuando a assumir esta hipótese: MT3.00 e MT3.50. Um pneu 120/70-13 para a dianteira seria mais adequado para a mudança. Caso a roda permita como já explicado.

Para a roda traseira se encontrares um pneu 140/70-13 este sim estaria dentro do limite de até +/- 3 % de diferença que é o recomendado como limite para mudanças que envolvem alterações no diâmetro externo do pneu. Para ter conclusões definitivas há de se saber a largura interna (tala) de cada roda.


Última edição por Ctrl-Alt-Del em Dom Mar 25, 2018 1:14 pm, editado 2 vez(es)

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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por FCelso em Sab Mar 24, 2018 11:13 pm

Nesse vídeo do YouTube é mostrada a aplicação de pneu 120 na dianteira e 150 na traseira. Pelo que parece, na frente sobra ainda um espaço para um 130.
Código do vídeo:


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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Dom Mar 25, 2018 10:52 am

Para disponibilizar o vídeo corretamente há o botão YouTube no menu, da maneira como copiaste não está disponível.

Tudo bem que o pneu dianteiro não raspe no para-lama. A minha mensagem anterior por si só é explicativa. Há de se pesar os prós e contras, as vantagens e desvantagens da modificação. Se você não souber as larguras das talas (larguras interna das rodas) tudo ficará no campo das conjecturas.

Você teria três alternativas:

1 - conseguir o manual de serviços da NMAX na Internet, nele encontrará a largura das rodas;

2 - com um compasso de ferramentaria tirar a medida da largura do pneu onde ele veda na roda e depois medir a abertura do compasso, essa medida não é exata, mas com ela é possível descobrir a largura da tala por aproximação;

3 - desmontar o pneu para medir diretamente a largura interna.

Escolha uma delas e traga a resposta para continuarmos.



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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por Admin em Dom Mar 25, 2018 11:40 am

editei a mensagem para aparecer o video
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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Ter Mar 27, 2018 12:36 pm

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No manual do proprietário de vossa possivelmente tenha a informação sobre as rodas. Check It out.

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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por FCelso em Ter Mar 27, 2018 6:12 pm

Boas Ctrl-Alt-Del,

No manual consta as seguintes informações (página 8-2):

- Roda dianteira: roda de liga, dimensão do aro 13M/CXMT3,00

- Roda traseira: roda de liga, dimensão do aro 13M/CXMT3,50

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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por FCelso em Ter Mar 27, 2018 7:15 pm

Boas pessoal,


Aqui segue um vídeo mostrando o conjunto conforme minha intensão (130/70 Dianteira e 150/70 Traseira):



Resta a dúvida do comportamento dos pneus Michelin Power Pure e City Grip, se realmente são muito distintos. No que diz respeito à banda de rodagem, o City Grip aparenta drenar melhor a água. No caso da formulação dos compostos em cada componente dos pneus, aí já não sei... Rolling Eyes Question Rolling Eyes Question Rolling Eyes Question

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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por FCelso em Ter Mar 27, 2018 8:14 pm

Aqui tem um em português, que colocou os dois pneus Pirelli Diablo  Twisted Evil


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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por urso3000 em Qua Mar 28, 2018 10:14 am

FCelso escreveu:Aqui tem um em português, que colocou os dois pneus Pirelli Diablo  Twisted Evil



Nossa fica bacana mesmo, valeu.

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Definidos os novos pneus

Mensagem por FCelso em Sex Abr 13, 2018 5:53 pm

Boas pessoal,

Depois de analisar as opções no mercado, cheguei às seguintes escolhas:

1) Dianteiro Michelin Power Pure 130/70-13;

2) Traseiro Michelin Power Pure 150/70-13.

Provavelmente vou aproveitar e pintar as rodas na cor branca perolizada do Mini Cooper, que é uma cor que me agrada muito.

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Re: Pneus mais largos na NMax?

Mensagem por FCelso em Qua Jun 20, 2018 6:11 pm

Vou deixar aqui uma foto mostrando que os pneus mais largos cabem na NMax:

1) Dianteiro Michelin Power Pure 130/70-13;

2) Traseiro Michelin Power Pure 150/70-13.



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Re: Pneus mais largos na NMax?

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