Como medir o consumo de combustível - Método mais confiável

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Como medir o consumo de combustível - Método mais confiável

Mensagem por Ctrl-Alt-Del em Sex Dez 29, 2017 7:19 pm

Como obter a média de consumo de combustível de motocicletas

Uma das primeiras dificuldades que surgem é mensurar o consumo de combustível (km/l) corretamente. No início os resultados podem ser inconsistentes por várias razões. Para motocicletas esqueça a referência do marcador de combustível da tua moto. Ele é inexato para o cálculo de consumo.

O marcador de combustível de motocicletas tem exatidão suficiente apenas para você saber que chegou o momento de reabastecer. Ademais, tanques de motos são relativamente pequenos e naturalmente motos inclinam bastante o que dificulta para que a bóia do tanque indique valores mais confiáveis. Definitivamente desencane, use um método melhor para medir o volume de combustível consumido. Usar o marcador de combustível resulta em medições imprecisas e inconsistentes.


Dicas essenciais

O tanque de combustível – por mais selado que ele possa parecer, principalmente  a gasolina  e também o etanol puro dentro dele evaporam com o tempo. E quanto mais vazio o tanque estiver, mais rápida será a evaporação, pense nisso.  

Para motocicletas – para obter uma medição de precisão razoável você precisará percorrer no mínimo 220 km, abaixo desta distância as medições tendem a ser pouco exatas. A partir de 300 km percorridos os valores começam  ficar mais consistentes entre medições de vários abastecimentos.

Procure percorrer no mínimo 200 km no menor intervalo de tempo. No máximo em uma semana para teres uma medição sem grandes perdas por evaporação.

Scooters e motocicletas com tanques pequenos – a maioria dos tanques destas comportam abaixo de oito litros. O menor volume dos tanques delas algo que limita a exatidão dos resultados. Portanto, terás que reabastecer quando o tanque entrar na reserva mesmo. Lembre-se do detalhe: rodar acima de 200 km para ter medições de melhor exatidão e consistência entre abastecimentos.


Estamos de acordo? Então vamos ao procedimento

1 - Ao parar no posto zere o hodômetro parcial, não havendo um, tire uma foto próxima e nítida do hodômetro total ou anote a quilometragem inicial. Eu prefiro tirar uma foto de tudo  que é mais prático. E não correrás o risco de alguém mexer no hodômetro parcial e você perder a referência.

2 - Esta parte é a mais importante:
- procure abastecer sempre no mesmo posto;
- na mesma bomba e se possível com o mesmo frentista;
- na mesma posição;
- no mesmo horário devido a temperatura, de preferência bem cedo pela manhã ou a noite depois das 21 h;
- sempre com a motocicleta na vertical, de preferência sobre o cavalete central;
- com a mesma gasolina e que seja aditivada como os manuais recomendam;

- complete somente até o combustível “tocar na boca do tubo interno” que fica dentro do tanque, isto é importante!!

Fique de olho no frentista e peça para ele encher devagar e quando chegar na borda do tubo, peça para ele parar imediatamente. Parece paranoia mas, qualquer vacilo nessa hora e lá se vão mais ½ litro para dentro do tanque acima da borda do tubo e você terá um erro na medição porque perdeste a referência de volume.

3 -  Peça o slip  porque nele consta o volume exato de combustível abastecido, o valor e a data. Este primeiro não servirá para o cálculo agora. Mas você já irá se habituando com o processo.

Quando for reabastecer seguindo o roteiro acima, então:
- fotografe  novamente o hodômetro e o slip do abastecimento;

Fazendo assim não têm terror, e não vai dar xabú, a medição será bastante confiável. Se você seguiu o roteiro, a continha será fácil de fazer na hora.

4 - Exemplo

Quilometragem percorrida:  293 km
Reabastecimento de comb.: 7,55 l

Então: 293 km/ 7,55 l = 38,8 km/l foi o consumo médio de combustível ao longo desses 293 km no período de tempo decorrido.

Alguém poderia comentar:
- “minha motoca mostra o consumo médio e o consumo instantâneo. Nem preciso ter este trabalho.”

Paquito se o marcador de combustível é pouco exato, os valores de consumo médio e instantâneo tu achas que serão exatos? Se acreditas nisso, então leve saudações minhas para papai Noel, a cegonha e o coelhinho da Páscoa.


Comparando custos - etanol x gasolina [E 27]

Tu queres descobrir qual combustível rende mais?  O que interessa é quanta grana teu veículo gasta por quilômetro rodado. Ou quantos quilômetros ele percorre com R$ 1,00 de combustível.

Se você acredita em coelhinho da Páscoa,  também deve acreditar cegamente que se o etanol custar 70% do valor da gasolina compensa abastecer com etanol.

Basta dividir o valor do abastecimento pelos kms rodados ou a distância pelo valor e comparar. Vêm comigo.

Somente havia etanol no tanque antes porque fizeras a  famosa continha e vaticinou o álcool está compensando.

Com R$ 25,00 de etanol (8,93 l) percorreste 171 km:
171 km/ R$ 25 = 6,84 km/ R$ para o etanol.

Depois com o tanque quase seco abasteceu gasolina, andou até chegar na reserva novamente, completou e zerou o hodômetro de novo. Para garantir que só haveria gasolina E27 no tanque.  Twisted Evil

Voltou no posto, reabasteceu com gasolina novamente e o preço não aumentou.  Rolling Eyes

Fazendo as contas:
Botaste R$ 44 de gasolina (11 litros) percorreste 329 km:
329/ 44 = 7,47 km/ R$ para a gasolina.

Conclusão

No exemplo com etanol tu estarias perdendo 630 metros por Real (R$) que saiu do teu bolso. Pagando R$ 2,80/l de etanol e R$ 4,00/l de gasosa. Ou seja, o etanol custando 70% do valor da gasolina você levaria 630 metros de naba por Real. Shocked

Este exemplo é fictício, mas situação semelhante aconteceu comigo usando um carro flex. As vezes a vida imita a ficção. Fique esperto para não levar nabas por R$, ops centenas de metros por Real de prejuízo.

Somente tu fazendo o cálculo de custo em km/R$ ou R$/km poderás encontrar a resposta para o teu caso e situação. E determinar até que porcentual do valor da gasolina compensaria abastecer com etanol no veículo ou motocicleta que utilizes.

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